Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

1/8/2013 - Piracicaba - SP

Vereador Longatto reafirma importância do Fórum Regional em Defesa do Corumbataí




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) passou o dia de hoje (31) na cidade de Analândia, região de Rio Claro para acompanhar a IV Edição do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, que transcorreu-se nas dependências do Centro Comunitário, Educacional e Cultural "Dirceu Mancini", em evento transcorrido das 10 às 14h00 e, que contou com a participação de autoridades, representantes de entidades civis e governamentais, produtores rurais e ambientalistas que acompanharam o ciclo de palestras em avaliações sobre as condições hídricas e ambientais que envolvem o entorno da Bacia do Rio Corumbataí.


O Fórum foi criado por iniciativa de Longatto, em 13 de fevereiro de 2004, composto pelas cidades de Analândia, Corumbataí, Santa Gertrudes, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro, Charqueada e Piracicaba, tendo como objetivo unir as forças políticas das oito cidades da Bacia do Corumbataí visando a recuperação e preservação do rio. Dentre as temáticas ambientais debatidas, o vereador Longatto destacou a importância de se repensar a nossa responsabilidade atual frente às futuras gerações, sendo que a perspectiva é que o mundo estará em gerra pela água. O parlamentar também discorreu sobre a evolução temática do Fórum Regional, bem como enfatizou a Ação Cível junto à Promotoria Pública da cidade de Rio Claro, em 1995, que forçou o município a acelerar o tratamento de esgoto.

O presidente do PCJ, vereador da Câmara Municipal de Rio Claro, Júlio Lopes falou do trabalho em conjunto que os municípios se dispõem a tratar as questões ambientais. Além de discorrer sobre a importância de políticas de valorização do homem do campo. O prefeito de Analândia, Rogério Luiz Barbosa Ulson também defendeu as discussões sobre uma nova relação com o meio ambiente, com visão para o futuro e responsabilidade social.
O presidente da Câmara de Vereadores de Analândia, Rodrigo Tendolini Balerini falou da condição privilegiada da cidade em contar com 100 por cento de abastecimento de água e 96 por cento no tratamento do esgoto, além de defender mais ações em prol da defesa do rio Corumbataí.

Rodrigo Adão Pierbon, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Analândia enfatizou os convênios e outras formas de captações de recursos públicos visando a defesa ambiental dos municípios paulistas. O consultor ambiental, Marco Rogério Gomes da Silva traçou um breve diagnóstico sobre saneamento básico da municipalidade. O deputado Federal, Guilherme Campos, da região de Campinas também teve participação na reunião do Fórum e, reforçou a importância do diálogo como forma de melhor encaminhar as questões ambientais, que devem passar pelo estabelecimento de políticas sobre resíduos sólidos e, que o Estado possa garantir o sistema de proteção de água.

Oldair José Calchi, produtor rural do município de Analândia, que também responde pelo Projeto Pedra Viva prestou seu relato na discussão do Fórum enfatizando a luta por melhores condições ambientais, que possam garantir proteção a mananciais e, reforçar o estabelecimento de legislações que evidenciam o turismo rural e outras ações na zona rural. Valdir Schalch, professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade de São Carlos discorreu sobre a importância do saneamento básico, focalizando pesquisas que desenvolve sobre resíduos sólidos, com implicações em bacias hidrográficas e, que passam por programas de concientização dos municípios sobre drenagem da zona urbana, coleta seletiva, limpeza em caixas de água, uso de nascentes, além de outras ações de caráter de defesa ambiental.

Willy Werner Grassmann Bóbbo discorreu sobre a influência da barreiras, na construção de escada de peixe em barragens, além de traçar um levantamento estatísco sobre a formação de peixes que habitam a bacia do Corumbataí, em mais de 80 espécies, o que evidencia o potencial da região. O presidente da Câmara de Ipeúna, Adilson Rodrigues Silva anunciou a próxima reunião do Fórum, que acontecerá nas dependências da Câmara de sua municipalidade, no próximo dia 28 de agosto, quarta-feira. O presidente da Câmara de Vereadores de Corumbataí, João Batista Altarugio Filho também integrou a Mesa Diretiva dos trabalhos e, considerou que nos 19 anos de criação do Fórum a verificação é que a questão ambiental do Rio Corumbataí ainda é preocupante, sendo que as condições destas águas continuam a mesma, embora com alguns avanços na área de tratamento de esgoto.

O vereador José Longatto encerrou a sua participação no evento ressaltando preocupação das Nações Unidas com relação ao futuro da humanidade, onde a previsão é que as nações poderão entrar em guerra, na busca da água, que terá mais valor que o petróleo. O parlamentar também enalteceu o fato do Brasil contar com as maiores reservas de água potável no mundo.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.