Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

30/10/2018 - Piracicaba - SP

Vacinação antirrábica alcança quase 75% de imunização na zona urbana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A vacinação antirrábica na zona urbana alcançou cobertura de quase 75% da meta estabelecida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para este ano. Só no último sábado (27/10) foram imunizados 2.994 cães e 726 gatos em 22 pontos de vacinação espalhados pelas regiões norte e central, o que representa 292 animais a mais vacinados em relação as mesmas regiões no ano passado. No total, em sete semanas da campanha, foram imunizados 21.647 animais, sendo 18.174 cães e 3.473. A previsão é vacinar 29 mil até 10 de novembro, último sábado da campanha iniciada em 15 de setembro. 

De acordo com Paulo Lara, em relação ao mesmo período do ano passado, já foram atendidos 1.453 animais a mais. “Isso demonstra que temos todas as condições de alcançarmos nosso objetivo, como ocorreu em 2017”, disse. Estão trabalhando nesse período 9 equipes compostas por vacinadores devidamente capacitados. Todo material utilizado é descartável e as vacinas são individuais.

Os cães devem ser conduzidos aos postos por adultos e presos com guias adequadas. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos, iguais aos usados para embalar cebolas. São procedimentos básicos para evitar possíveis fugas e acidentes.

Todos os cães e gatos a partir dos 3 meses de idade podem receber a vacina. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do seu médico veterinário. As gestantes e com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a vacina. Nesses casos, podem ser encaminhadas posteriormente ao Centro de Controle de Zoonoses – de segunda a sábado, das 8h as 16 horas –, que funciona como ponto fixo de vacinação durante o ano todo.

De acordo com o médico veterinário, dr. Paulo Lara, coordenador da campanha, “a vacinação é muito importante para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida a todos os mamíferos, principalmente morcegos, animais que contribuem para circulação e manutenção do vírus na zona urbana da cidade”.

A divulgação desta campanha está sendo feita por meio de rádios, jornais, faixas e carro de som, cartazes fixados em escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais dos bairros de todos as regiões da zona urbana, além do Site da Prefeitura, Centro de Controle de Zoonose a página do Canil Municipal no Facebook e SIP156.

A orientação da Secretaria de Saúde é que a população se sensibilize sobre a importância desta campanha e de fato leve seus animais para imunização contra a raiva. “Estamos fazendo tudo que está ao alcance do poder público para garantir uma cobertura efetiva no município contra a doença. Mas o desempenho da campanha requer o envolvimento das famílias. A possibilidade de contaminação dos animais domésticos a partir dos morcegos é um risco real e a doença pode, em cadeia, ser transmitida aos seus donos, o que torna o cenário muito mais grave à saúde pública”, explicou Pedro Mello, secretário da pasta.

A campanha prossegue no próximo sábado (03/11). Confira os locais:

03-de-novembro---antirrabica



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.