15/1/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
No ano que o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba comemora 100 anos e joga o Campeonato Paulista da Série A1, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) propõe a criação do ‘Dia do XV’, com o intuito de realizar homenagens a atletas, dirigentes e personagens ligados ao Nhô Quim. “A idéia é reconhecer todos aqueles que prestam e prestaram relevantes serviços ao clube”, justifica no Projeto de Decreto Legislativo protocolado terça-feira, 15, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.
De acordo com o artigo Primeiro da propositura, o ‘Dia do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba’ seria comemorado na primeira quinzena de novembro – o aniversário do clube é celebrado no dia 15 do mês. No artigo Segundo do Projeto de Decreto Legislativo, Trevisan Jr. destaca que as homenagens podem envolver diretores, conselheiros, associados, torcidas, funcionários, jogadores, ex-jogadores, entre outros que colaboram (ou colaboraram) com a história centenária do clube piracicabano.
Na justificativa do PDL, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) destaca que o clube faz parte de diversas atividades não apenas do seu mandato – com reivindicação de melhorias ao clube e denominações de ruas como homenagem a ex-atletas –, mas também como advogado, quando colaborou com a regularização do Estatuto e Atas do clube e de torcidas organizadas.
“Neste ano, o XV completa 100 anos. Além de ser paixão local, o clube lva o nome da cidade por todo o Brasil”, finalizou o vereador. MOÇÃO DE APLAUSOS – O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) também protocolou uma propositura para entregar uma Moção de Aplausos pelos 100 anos do clube piracicabano, fundado em 15 de novembro de 1913. “Considerando que, desde a fundação, o XV de Piracicaba, como é conhecido, participou diversas vezes da elite do paulista e brasileiro”, destaca o vereador. Ele lembra, ainda, da maior conquista do time, o vice-campeonato do Paulista de 1976. “Além disso, foi cinco vezes campeão da Segunda Divisão e ostenta a hora de ter sido o primeiro campeão do interior do Estado a alcançar o acesso à Primeira Divisão”, informou. HISTÓRICO – O início do XV de Piracicaba remonta ao ano de 1910, quando a disputa pelo futebol amador na cidade era comandada por duas famílias tradicionais piracicabanas. A família Pousa gerenciava o Esporte Clube Vergueirense e a família Guerrini o 12 de Outubro. Em outubro de 1913, as duas famílias se reuniram e resolveram montar uma única equipe que representasse a cidade, convidando Carlos Wingeter, cirurgião-dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser o presidente do clube. Carlos Wingeter aceitou o convite prontamente e fez uma única exigência: o nome do novo time teria que ser XV de Novembro, em homenagem à data marcada pela proclamação da República, sendo o inicio para o surgimento do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, equipe rapidamente acolhida pela população piracicabana. Além dos títulos conquistados ao longo de sua história – os campeonatos paulistas de 1947, 1948, 1967, 1983 e 2011 –, o XV de Piracicaba também sagrou-se campeão brasileiro da Série C, em 1995. Fora os trunfos dentro de campo, o clube piracicabano tem um dos mascotes mais populares do País, o Nhô Quim, criado por Nino Borges, desenhista do jornal Gazeta Esportiva, e aperfeiçoado por Edson Rontani. O típico torcedor quinzista é muitas vezes confundido com a imagem do caipira do interior paulista.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.