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18/7/2012 - Piracicaba - SP

Semdes realiza mais de 27 mil atendimentos nos Cras




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), instalados nas áreas de maior vulnerabilidade social, do município de Piracicaba, tem aumentado consideravelmente. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 27.462 atendimentos nas unidades. Comparado ao mesmo período do ano passado (2011), os atendimentos aumentaram em 15,23%.

Como unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), os Cras oferecem atendimento social às famílias integradas aos Programas de Transferência de Renda como o Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Projeto Gerações), que realiza o trabalho socioeducativo com famílias, crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Diariamente, as unidades localizadas nos bairros Centro, Jd. São Paulo, Mario Dedini, Novo Horizonte, Piracicamirim, São José e Vila Sonia realizam atendimentos voltados ao Cadastro Único, solicitações de Programas de Transferência de Renda, Cartão Tip, benefícios eventuais, cursos gratuitos oferecidos pelo projeto “Desenvolvimento de Habilidades”, além de reuniões socioeducativas com as famílias. “Todos os serviços ofertados, objetivam o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), como espaços de convívio que contribuem para o desenvolvimento comunitário, visam o fortalecimento da autoestima, ampliação de conhecimentos e de informação cultural das famílias, promoção de acesso à Rede de Proteção Social e estímulo do desenvolvimento de habilidades, através da (re) inserção em programas de qualificação profissional e/ou no sistema educacional.

 

Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica é promovida pelos Cras e destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais por meio de ações desenvolvidas com famílias em situação de vulnerabilidade social. Quando uma pessoa procura um Centro de Referência, os profissionais fazem a acolhida e, num segundo momento, procuram auxiliar e orientar, não apenas o indivíduo, mas também sua família, fazendo os devidos encaminhamentos necessários.

Além do atendimento básico, os Cras oferecem serviço socioeducativo, cursos gratuitos de artesanatos, corte e costura, culinária, padaria e informática, os quais estimulam o caminhar dessa população para a melhoria de sua qualidade de vida.



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