28/6/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A Semana Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas, organizada pelo vereador Bruno Prata (PSDB), reuniu em três dias de atividades cerca de 700 pessoas – 200 na abertura, segunda-feira, 25, na praça José Bonifácio; em torno de 300 na terça-feira, 26, e outras 200 no encerramento, quarta-feira, 27, durante a palestra “De bem com a vida”, da professora Darlene Barbosa Schützer, coordenadora do Comitê de Prevenção à Dependência Química (CPDQ) da Unimep.
“Acho que o maior destaque desta Semana foi de que a mensagem chegou a públicos diferentes”, avaliou o vereador Bruno Prata. Ele lembrou que cada atividade foi “harmonizada” com a plateia “que deveria ouvir”. “O mais importante é que, desta vez, pudemos sentir que as informações foram captadas, dos malefícios das drogas, e de que cada um pode contribuir de uma forma”, disse ele, que, agora, acredita nos “multiplicadores desta mensagem”.
A partir da parceria com a Diretoria de Ensino e Secretaria Municipal de Educação, foi possível coordenar estudantes do Ensino Fundamental e Profissionalizante para assistir à peça ‘Foia Seca’, durante a abertura na praça José Bonifácio, assim como a palestra do médico Josemar Oriani, na terça-feira. E, para encerrar, alunos do Ensino Infantil também puderam acompanhar a palestra lúdica desenvolvida pela professora Darlene Schützer. “A nossa avaliação é muito positiva, de que tivemos talvez a melhor Semana Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas dos últimos anos, com um sentimento de que a conversa com os integrantes do Fórum Permanente deu resultado, soubemos fazer algo simples, porém bastante eficaz”, destacou Bruno Prata. PALESTRA – A professora Darlene Schützer desenvolveu a palestra “De bem com a vida” especialmente para a Semana Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas. Coordenadora do CPDQ da Unimep, o qual trabalha o tema das drogas em extensão, pesquisa e ensino, ao lado do reverendo Nilson da Silva Júnior e do ator Antonio Chapéu, Darlene conseguiu levar às crianças o pensamento acerca “das diferentes avaliações e escolhas que fazemos durante toda a vida”. Usando o “vento” como metáfora, ela questionou as crianças sobre “qual vento você pretende pegar”, “aquela brisa suave que nos carrega ou o vento forte, que nos arranca?”, questionou a professora. Usando imagens, música e histórias contadas pelo ator Antonio Chapéu, a palestra estimulou os estudantes a pensarem de que é preciso (e possível) escolher “coisas positivas”. “O nosso desafio é mostrar a eles que, ao invés de drogas, eles podem escolher outras coisas positivas, como o esporte e as artes”, avaliou a educadora.
>
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.