Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

11/6/2012 - Piracicaba - SP

Semana Pipas Sem Mortes É Aberta Com A Participação De 120 Crianças




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Cerca de 120 crianças da Escola Municipal "Professor José Pousa de Toledo", localizada no Bosques do Lenheiro, estiveram na Câmara, na manhã desta segunda-feira (11), para a abertura da 14ª edição da Semana Educativa "Pipas Sem Mortes". Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Renata Cella, Nélia Paula Borges, Cristiane Cabral da Silva, Regina Aguiar, Valéria Paes da Rocha e Rosane Aparecida Sales Santos e pelos orientadores de alunos Marco Laurentz e Fernando Cruz.

A Semana Educativa "Pipas Sem Mortes" é realizada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba em conjunto com a CPFL, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras. O objetivo do evento é conscientizar as crianças e a população de modo geral a empinar pipa com segurança, sem o uso de cerol e longe de redes elétricas, a fim de evitar acidentes ocorridos constantemente devido à prática não segura desta atividade.

Organizador do "Pipas Sem Mortes", o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), alertou os estudantes sobre os riscos da prática sem conscientização. "Os nossos atos prejudicam muitas vidas, por isso estamos aqui para conscientizá-los dos riscos. Temos o objetivo de preparar as crianças agora para que possam empinar pipa de modo seguro nas férias."

O técnico de segurança da CPFL, Tiago Santo André, mostrou as consequências que empinar pipa próximo à rede elétrica pode gerar. "Quando se desliga uma rede elétrica, prejudica-se a sociedade de maneira geral, pior ainda quando se fere alguém." Além disso, o técnico apresentou aos alunos os "dez mandamentos" de um bom pipeiro, com ensinamentos de como praticar a atividade com segurança.

Na sequência, o soldado Hilton Carlos Ferreira, do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, exibiu diversos vídeos de conscientização, alertando, inclusive, sobre os perigos do uso do cerol, ao expor algumas fatalidades decorrentes da falta de segurança quando se empinam pipas.

Segundo o soldado, "durante todos esses anos de trabalho, prestar socorro às vítimas do cerol foi algo constante". Para finalizar, ele deu mais detalhes da campanha nacional "Cerol, Não".

Aluno da 5ª série D da Escola Municipal "Professor José Pousa de Toledo", Luís Paulo de Lima Tito, de 10 anos, contou que costuma empinar pipa todo fim de semana com os amigos no Bosques do Lenheiro. "É legal. Quando não tem lição pra fazer, a gente solta pipa", disse o estudante, que admitiu "às vezes" utilizar o cerol para "talhar" outras pipas.

A diretora da escola, Eliane Mariconi Neri, ressaltou a importância do evento para a conscientização da população. "Não só os alunos como os moradores da região fazem o uso constante de cerol. As crianças crescem acreditando que esta é uma prática comum ao soltar pipas."

 

 

 

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.