Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

31/10/2013 - Piracicaba - SP

Selma Ferrato e Pedro Mello prestigiam abertura da campanha Outubro Rosa Ilumina




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Na manhã desta quinta-feira (31) foi aberta oficialmente a VI Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer. A primeira dama e madrinha da campanha este ano, Selma Ferrato, e o secretário da Saúde, Pedro Mello, prestigiaram o evento. Selma Ferrato recebeu o Selo Amigo do Outubro Rosa Ilumina pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FSSP) e como representante do prefeito Gabriel Ferrato; Pedro Mello recebeu pela Secretaria da Saúde. Entidades que contribuiram com a campanha também recebem selos, enquanto que os médicos e autoridades ganharam jalecos alusivos a campanha.

Alguns dos exames preventivos são realizados hoje e amanhã na Estação da Paulista. Duas carretas do Hospital do Câncer de Barretos estão fazendo procedimentos para identificar neoplasias de mama e de pele. Médicos atendem pacientes que estão com resultados de exames de sangue oculto nas fezes feito no Laboratório Municipal, PSA e raio-X de tórax, feito nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Foram montados na Estação stands de entidades voltadas à saúde e bem-estar. No espaço da Secretaria da Saúde, profissionais explicam a importância da prevenção ao câncer de mama, colo de útero e próstata, além de como fazer o auto exame e instruções. A campanha segue hoje até as 18 horas e nesta sexta-feira será das 8 às 18h.

A Prefeitura doou 1.500 exames de papanicolau para detectar neoplasia de colo do útero; 100 exames de sangue oculto nas fezes, para identificar câncer de intestino; e 100 raio-X de pulmão. Para este ano, Pedro Mello assumiu o compromisso de disponibilizar uma mamografia para cada doação que a entidade receber. O Ilumina recebeu 405 exames de mama dos parceiros. Com a participação da Prefeitura, serão fornecidos 810 procedimentos. “O proprósito da campanha não é deixar para fazer o exame apenas em outubro, mas lembrar que ele deve ser feito ao longo dos 365 dias do ano. O Outubro Rosa é celebrado mundialmente para lembrar às mulheres sobre a importância de se fazer preventivamente o exame de mama para, se for o caso, identificar o tumor e iniciar o tratamento o mais rápido possível. O câncer de pele, por exemplo, é identificado rápido por estar bem visível, fazendo com que essa neoplasia tenha os maiores índices de cura”, afirmou Pedro Mello, o primeiro padrinho do Novembro Azul, quando ainda era secretário de Esportes.

Pedro Mello lembrou também que a dificuldade para identificar e tratar o câncer está na forma como a população procura o atendimento: “o paciente primeiro procura a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e não a unidade básica próxima a sua residência. É importante que as pessoas procurem fazer a prevenção ao menos uma vez ao ano. Para isso, devem se consultar com os médicos da rede de atenção básica.”



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.