31/10/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Na manhã desta quinta-feira (31) foi aberta oficialmente a VI Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer. A primeira dama e madrinha da campanha este ano, Selma Ferrato, e o secretário da Saúde, Pedro Mello, prestigiaram o evento. Selma Ferrato recebeu o Selo Amigo do Outubro Rosa Ilumina pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FSSP) e como representante do prefeito Gabriel Ferrato; Pedro Mello recebeu pela Secretaria da Saúde. Entidades que contribuiram com a campanha também recebem selos, enquanto que os médicos e autoridades ganharam jalecos alusivos a campanha.
Alguns dos exames preventivos são realizados hoje e amanhã na Estação da Paulista. Duas carretas do Hospital do Câncer de Barretos estão fazendo procedimentos para identificar neoplasias de mama e de pele. Médicos atendem pacientes que estão com resultados de exames de sangue oculto nas fezes feito no Laboratório Municipal, PSA e raio-X de tórax, feito nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Foram montados na Estação stands de entidades voltadas à saúde e bem-estar. No espaço da Secretaria da Saúde, profissionais explicam a importância da prevenção ao câncer de mama, colo de útero e próstata, além de como fazer o auto exame e instruções. A campanha segue hoje até as 18 horas e nesta sexta-feira será das 8 às 18h.
A Prefeitura doou 1.500 exames de papanicolau para detectar neoplasia de colo do útero; 100 exames de sangue oculto nas fezes, para identificar câncer de intestino; e 100 raio-X de pulmão. Para este ano, Pedro Mello assumiu o compromisso de disponibilizar uma mamografia para cada doação que a entidade receber. O Ilumina recebeu 405 exames de mama dos parceiros. Com a participação da Prefeitura, serão fornecidos 810 procedimentos. “O proprósito da campanha não é deixar para fazer o exame apenas em outubro, mas lembrar que ele deve ser feito ao longo dos 365 dias do ano. O Outubro Rosa é celebrado mundialmente para lembrar às mulheres sobre a importância de se fazer preventivamente o exame de mama para, se for o caso, identificar o tumor e iniciar o tratamento o mais rápido possível. O câncer de pele, por exemplo, é identificado rápido por estar bem visível, fazendo com que essa neoplasia tenha os maiores índices de cura”, afirmou Pedro Mello, o primeiro padrinho do Novembro Azul, quando ainda era secretário de Esportes.
Pedro Mello lembrou também que a dificuldade para identificar e tratar o câncer está na forma como a população procura o atendimento: “o paciente primeiro procura a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e não a unidade básica próxima a sua residência. É importante que as pessoas procurem fazer a prevenção ao menos uma vez ao ano. Para isso, devem se consultar com os médicos da rede de atenção básica.”
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.