Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/3/2020 - Piracicaba - SP

Sedema investe R$ 325 mil em projeto-piloto sobre resíduos sólidos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Moradores de quatro bairros de Piracicaba - Monte Líbano, Vila Cristina, Tatuapé e Jardim Itapuã - serão envolvidos num projeto-piloto ligado ao descarte adequado dos resíduos sólidos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) vai beneficiar uma população estimada de 40 mil pessoas residentes nessa região. O investimento público é de R$ 325 mil.

As ações deste projeto, cujo formato e cronograma ainda estão sendo definidos, serão desenvolvidas pela empresa ASD - Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, que foi a vencedora do processo de licitação com o menor preço apresentado.

Representantes da Sedema e do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) - que são responsáveis por estabelecer os projetos prioritários em educação ambiental no município - já estão envolvidos em reuniões com a empresa contratada para fazer o diagnóstico dos problemas socioambientais das áreas de atuação, além de definir como e onde serão executadas as ações/intervenções de educação ambiental . Tais ações poderão ser rodas de diálogos, estudos do meio, elaboração de biomapas ou mapas verdes, dinâmicas de grupo e encontros sobre planejamento estratégico.

“Lixo é o maior problema ambiental atualmente. O poder público precisa da colaboração de toda a população para resolver este problema. A solução depende de educação ambiental. Isto inclui a separação dos recicláveis em casa, o descarte correto de bens inservíveis e a redução da geração de resíduos, entre outras ações”, afirma José Otávio Menten, secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O projeto vai priorizar a melhoria das práticas ambientais pela população e a divulgação dos programas e serviços existentes em Piracicaba, como o Cata Cacareco, a Coleta Seletiva, os oito Ecopontos e outras iniciativas ligadas à qualidade do meio ambiente.

Segundo a bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema, Elisabeth da Silveira Nunes Salles, o critério de seleção dos bairros foi definido pelos constantes problemas em relação ao descarte irregular de lixo e entulho, a baixa adesão dos moradores ao sistema de coleta seletiva oficial e pelo fato de não haver ecopontos nesses bairros, somente caçambas estacionárias. Outros bairros também podem ser incluídos no projeto.

O objetivo é atuar com pessoas com perfil para se tornar agentes multiplicadores das ações. Também poderão ser envolvidas associações de bairro, igrejas e casas de oração - cujos padres e/ou pastores podem ser potenciais agentes multiplicadores, bem como escolas públicas - professores, alunos e comunidade escolar.

“Precisamos estimular os moradores a utilizarem tais serviços públicos. Mas também queremos desenvolver, por meio das metodologias participativas, o sentimento de pertencimento e de cuidados do morador com a sua casa, seu bairro, sua cidade. E com isso, fazer com que os moradores tornem-se protagonistas da melhoria da qualidade de vida no bairro, principalmente em relação aos problemas relacionados aos resíduos sólidos”, diz a especialista em educação ambiental.

INVESTIMENTO
O recurso para a contratação desses serviços é oriundo de um percentual do contrato de parceria público-privado (PPP) firmado entre a Prefeitura de Piracicaba e a empresa Piracicaba Ambiental. “Meio por cento do que o município paga à concessionária é destinado a ações de educação ambiental”, esclarece Menten.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.