14/5/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A celebração da Semana Municipal do Serviço Social e do Dia do Profissional de Assistência Social terá início já nesta terça-feira (14, um dia antes da data oficial) e será marcada por palestras e homenagens. O convite para participar dos eventos, que serão abertos à população, foi feito pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, durante o expediente da reunião ordinária realizada na noite desta segunda-feira (13).
Na tribuna, ela comentou sobre o significado das datas, instituídas no município em 2010, por meio de projeto de lei do ex-vereador Bruno Prata. "O dia 15 de maio é quando se comemora o Dia do Profissional de Assistência Social em todo o Brasil. A origem desta data é por conta de, em 1891, ter sido publicada a encíclica, escrita pelo papa Leão 13, que marcava o posicionamento da Igreja frente aos graves problemas sociais que assolavam a Europa na época", explicou.
Eliete lembrou que a Era Vargas é tida como o marco inicial do serviço social no Brasil, por encarar a questão sob o prisma social, "e não como caso de polícia". Os primeiros anos foram caracterizados pela forte vinculação da área à Igreja Católica, pela criação, em 1936, da Escola de Serviço Social de São Paulo e pela presença maciça de mulheres na profissão, a maioria proveniente de famílias abastadas.
Tal quadro sofreria sua mais profunda transformação em 1979, por conta do 3º Congresso Brasileiro de Assistência Social, realizado em São Paulo, que ficou conhecido como o "congresso da virada", quando a categoria passou a resistir ao regime ditatorial iniciado em 1964 e a vincular-se à classe trabalhadora. Eliete ressaltou que a assistência social está prevista pela Constituição de 1988, somando-se ao tripé formado também pela saúde e pela Previdência Social. Atualmente, a categoria é composta majoritariamente por servidores públicos e tem como foco o desenvolvimento da autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade social, sem, no entanto, fazer uso de práticas assistencialistas ou paternalistas. De acordo com a secretária, a assistência social tem como objetivos a transformação do indivíduo em um "cidadão ativo, responsável e independente" e a busca pela "realização de um atendimento proativo e de qualidade". A categoria tem hoje como uma de suas principais lutas a inclusão, nas constituições federal e estadual e nas leis orgânicas municipais, da obrigatoriedade de aplicação, na área de assistência social, de um percentual mínimo do Orçamento, tal como ocorre com a saúde e a educação. Ao falar sobre Piracicaba, Eliete elogiou o comprometimento dos funcionários da Semdes. "Sem eles, não seria possível fazer a gestão de uma pasta tão complexa." A secretária também fez o convite para o evento que acontece nesta terça-feira (14), a partir das 13h30, no salão nobre da Câmara, em que haverá palestra com o economista Rodrigo Pereira de Souza Coelho e homenagem a duas assistentes sociais que atuam na cidade. Em 2013, as comemorações pela Semana Municipal do Serviço Social e pelo Dia do Profissional de Assistência Social são uma iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB). Por fim, Eliete também falou sobre a programação que marcará, em Piracicaba, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, no próximo sábado (18), terá passeata com saída às 9h no Mercado Municipal e chegada na praça José Bonifácio, onde haverá várias atividades voltadas às crianças. "Queremos que seja um marco de nossa gestão", afirmou a titular da Semdes.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.