Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

13/11/2012 - Piracicaba - SP

Santa Olímpia Receberá Homenagem Pelos Seus 120 Anos




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador Bruno Prata (PSDB) teve aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 12, a Moção de Aplausos 105, de 2012, em celebração aos 120 anos do bairro Santa Olímpia, comemorados neste ano. No texto da propositura – aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Piracicaba –, o vereador apresenta histórico sobre a origem do bairro, formado por emigrantes europeus da região de Tirol, região do Sul da Áustria, posteriormente anexada ao território italiano.

Na justificativa, o vereador relata as crises políticas no final do Século 19, instauradas na Europa, e cuja conjuntura resultou nas duas grandes guerras do Século 20. A região de Tirol, parte do Império Austro-Húngaro, era formada por duas Províncias, Tirol do Norte e Tirol do Sul, esta última dividida entre Província de Bolzano e Província de Trento. A região trentina carregava características únicas e lá o idioma predominante era o italiano, não alemão ou austríaco.

No final da I Guerra Mundial, em 1918, a porção sul do Tirol foi anexada à Itália, passando a ser chamada de Regione Trentino-Alto Adige (na língua italiana) ou, em alemão, a Land Trentino-Südtirol. A difícil vida na Europa dos trentinos, somada à constante propagando do governo brasileiro em busca de mão-de-obra para substituir os escravos recém-alforriados, favoreceu a vinda de famílias inteiras ao Continente Americano, sobretudo ao Brasil, que os instalou nas regiões Sudeste e Sul, onde passaram a atuar nas lavouras de café.

Assim, acompanhando a família Stenico, pioneiros que já estavam no Brasil desde 1877, em dezembro de 1881 deixaram o Tirol as famílias Correr, Forti, Brunelli e Pompermayer, Degaspari e Christofoletti, hoje nomes tradicionais em Piracicaba. Após desembarcarem, primeiro, no Rio de Janeiro, e, sem seguida, em Santos, eles seguiram à Fazenda Sete Quedas, do Visconde de Indaiatuba, na cidade de Campinas. Depois de quatro anos de trabalho, encerrados os contratos da fazenda, eles mudaram0se para Piracicaba, na fazenda Monte Alegre.

Em 1892, iniciou a fundação daquele que seria o bairro Santa Olímpia, que, juntamente, com o bairro Santana, transformaram a Colônia Tirolesa de Piracicaba em referência nacional na preservação da cultura, tradições e costumes.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.