11/6/2014 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Quem tiver ingerido bebida alcoólica deve esperar 24 horas para fazer a coleta.
De cada cinco pacientes que são internados nos hospitais brasileiros, um precisa receber sangue, de acordo com dados da Fundação Pró-Sangue, de São Paulo (SP). No entanto, apesar da urgência em obter doadores, evitar riscos de transmissão de doenças é uma preocupação permanente, tanto para quem vai receber o sangue como para quem o fornece.
Pessoas com malária, sífilis, Aids ou mal de Chagas e usuários de drogas injetáveis não podem doar. As restrições estendem-se a quem se encaixa em perfis considerados de risco ––casos de mulheres grávidas ou que estejam amamentando e de pessoas que contraíram hepatite após os dez anos de idade.
A maior parte dos impedimentos para a doação de sangue, no entanto, é apenas temporária, não impossibilitando o indivíduo de vir a ajudar futuramente. Entre essas restrições, enquadram-se as de pessoas que ingeriram bebida alcoólica, estejam gripadas ou tenham feito alguma tatuagem. Nessas situações, o período em que elas ficam impedidas de doar sangue varia, respectivamente, entre 24 horas, sete dias ou um ano.
MULHER - No caso da mulher, se ela tiver dado à luz recentemente, o período em que não poderá doar sangue depende de como foi o parto. Se foi normal, deve aguardar 90 dias. Se a criança foi gerada por cesariana, a mãe fica impedida de doar pelo dobro do tempo: 180 dias. Em ambos os casos, no entanto, a doação continua impossibilitada se a mulher estiver amamentando.
Além das condições de saúde do candidato a doador, é importante ressaltar que o primeiro requisito para fornecer sangue é ter entre 16 e 67 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos. Para obter mais informações e descobrir se pode colaborar, a pessoa deve entrar em contato com as autoridades de saúde do município.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.