25/9/2013 - Piracicaba - SP
Qualidade de vida na velhice é tema de bate-papo entre profissionais da saúde e idosos
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A enfermeira Mariana Cabau M. Lemes e a fisioterapeuta Ana Paola Negri, ambas da Policlínica, ministraram palestra sobre envelhecimento saudável com qualidade de vida. O evento se tornou um bate-papo entre as profissionais da saúde e idosos, cuidadores e acompanhantes, que interagiram e tiraram dúvidas sobre o tema. A palestra, que faz parte do V Cultura e Movimento na Terceira Idade, aconteceu no anfiteatro do Museu da Água.
Segundo dados do DataSUS, 12,5% dos piracicabanos tem mais de 60 anos, enquanto que a 11,5% da população do estado é de idosos. “Para se ter uma velhice saudável é fundamental ter boa alimentação, evitar fumo, não consumir em excesso bebidas alcoólicas e praticar atividades esportivas. Tudo isso para evitar doenças como hipertensão e diabetes, que podem abreviar a vida”, explicou Mariana Lemes. De acordo com a enfermeira, parques e praças de Piracicaba oferecem condições para a atividades físicas, como nas academias do idoso, que aumentam a resistência muscular.
“Outra questão que deve ser olhada com atenção é o grande número de quedas dos idosos, o grande causados de lesões. É preciso adaptar o ambiente doméstico, uma vez que a maior parte dos acidentes ocorrem dentro de casa”, finalizou Lemes.