18/9/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Vereador proferiu palestra na noite desta terça-feira, 17, no Colégio Cotip, para alunos do curso “Edificações”.
O vereador André Bandeira (PSDB) proferiu, na noite desta terça-feira, 17, palestra sobre Acessibilidade no curso “Edificações”, do Colégio Cotip, demonstrando a importância do tema nos projetos arquitetônicos. O convite partiu do professor Marco Aurélio Melotto e envolveu os alunos do segundo semestre do curso. “Falar em acessibilidade não é luxo, mas necessidade”, disse o professor, que destacou a importância do trabalho do vereador. “A cidade só acordou para a importância de prédios acessíveis a partir do trabalho do André Bandeira”, avaliou.
Durante pouco mais de 50 minutos, o cadeirante e vereador André Bandeira discorreu sobre as preocupações que técnicos em edificações precisam ter na hora de definir um projeto. “Temos exemplos trágicos, de grandes obras que, simplesmente, não tinham guias rebaixadas para acesso de cadeirantes, as quais foram esquecidas pelos arquitetos”, disse o vereador, que também lembrou que, atualmente, a legislação determina regras previstas na Norma ABNT 9050. “O que está nesta norma é o que prevê a lei brasileira”, disse ele, que distribuiu uma cartilha com o resumo aos alunos.
Mas, como tem defendido constantemente, o vereador André Bandeira também lembrou que não são apenas os cadeirantes os beneficiários das preocupações sobre acessibilidade. “As edificações precisam ter infra-estrutura para receber aqueles que têm deficientes permanentes, mas também provisórias, como as gestantes”, disse o vereador. Ele usa como exemplo projetos de residências. “Muitas vezes, se faz um projeto que não prevê que os moradores daquela residência ficaram idosos e, por isso, a casa precisa assimilar adaptações em caso de dificuldade de locomoção”, avaliou o vereador.
Outras questões apontadas pelo vereador são a preocupação de atender pessoas com deficiências auditivas e visuais. Ele citou a audiodescrição, sistema utilizado no recente Festival Paulista de Circo, no Engenho Central, com o objetivo de demonstrar os espetáculos aos deficientes visuais, assim como destacou a importância da transcrição a partir das Libras, língua dos sinais, as quais são importantes aos deficientes auditivos. “Precisamos pensar na infra-estrutura para cada um destes públicos, lembrando que todas as pessoas precisam ter oportunidade de exercer sonhos e vontades”, finalizou.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.