14/9/2015 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O silêncio tomou conta da sala de aula. Nenhum movimento perceptível se notava. As canções tocadas pelo Quarteto de Cordas hipnotizaram as crianças da Escola Municipal Rachel de Queiróz, no Alvorada III, na manhã de ontem, durante o lançamento do Projeto Música nas Escolas. A aula-concerto é parte da parceria firmada entre o Governo Municipal, Secretaria de Educação e Orquestra Sinfônica de Piracicaba. O Projeto irá percorrer oito escolas municipais, todas com duas turmas de aproximadamente 35 alunos, de idade entre 9 e 10 anos. Quartetos de cordas e sopros se revezarão entre as unidades.
Os músicos ficarão duas horas em cada escola, e além de tocarem músicas conhecidas por temas de filmes ou desenhos e canções do folclore brasileiro, explicarão, de forma didática, diversas informações sobre os instrumentos, desde fatos históricos até curiosidades na hora da fabricação. A apresentação de ontem foi feita pelos músicos profissionais da OSP, Luís Fernanda Dutra (violino) e Fábio Belluco (violoncelo) e as estagiárias Iriz Felippe (violino) e Jacqueline Oliveira (violino).
A aluna do 5º Ano, Sarah dos Santos, disse só ter visto esses instrumentos pela Tv. “Em 2014, fiz por dois meses aulas de bateria, mas mudei de casa e acabei parando. Agora, quero retomar as aulas, mas de violino”.
Foto: Fernanda Schmidt
João Carlos Rubia, colega de sala de Sarah, fez questão de fazer uma nota no violoncelo. Ele, que está fazendo aulas de violão há seis meses, confessou que adoraria aprender o violoncelo e, quem sabe, ser musico profissional. “Essa foi a primeira vez que assisti a um concerto. Pretendo ir ao teatro com toda minha família para assistir a uma apresentação de orquestra”.
A Secretária Municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, esteve presente no lançamento do Projeto e disse que a intenção é que a parceria seja ampliada no ano que vem. “Estamos colocando em oito escolas inicialmente. É uma prévia de um projeto maior para o ano que vem, para despertar a sensibilização na educação musical. Não é simplesmente ouvir. É entender também”, disse.
Para a diretora da escola, Sarah Kalil, os benefícios que o projeto proporciona são muitos. “É sensacional. Com certeza ajuda na concentração, no senso rítmico, na apuração dos sentidos. A resposta dos alunos nos surpreendeu”, afirmou.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.