Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

6/9/2012 - Piracicaba - SP

Projeto Da Câmara Explica Funções Dos Vereadores A Estudantes




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Exemplificando com situações do dia a dia, o advogado James Granziol, do Departamento Legislativo, detalhou as funções desempenhadas pelos vereadores a 54 estudantes que estiveram na Câmara na manhã desta quarta-feira (5). Os alunos de três turmas (7ªA, 8ªA e 8ªB) da Escola Estadual "Jardim dos Manacás" visitaram a Casa a convite do vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS).

Granziol apontou que propor leis, fiscalizar o Poder Executivo, assessorar o prefeito na resolução dos problemas da cidade e atuar para o fortalecimento da democracia são as principais atribuições de quem é eleito para representar a população na Câmara. O advogado explicou que o chefe do Executivo "não consegue administrar" sem o Poder Legislativo, que é quem "oficializa todos os atos" dele. "Tudo o que o prefeito pretende fazer depende de um projeto, que tem que passar pela Câmara. Os vereadores discutem, e prevalece a vontade da maioria", esclareceu.

Além do conteúdo exposto por Granziol, os estudantes que participaram do "Conheça o Legislativo" acompanharam as palestras do historiador Fábio Bragança, que mostrou a origem das Câmaras Municipais e o desenvolvimento de Piracicaba ao longo dos anos, e do advogado Bruno de Oliveira, que explicou as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

No final da visita, os alunos da Escola Estadual "Jardim dos Manacás" simularam uma reunião ordinária em que foi debatida a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Embora o tema não seja da alçada de um vereador, a discussão levou quatro estudantes à tribuna. "Por ser muito nova, a prisão vai influenciar a pessoa e, depois que sair, ela não vai melhorar. Um tratamento seria melhor para ela", disse o aluno Hugo Gabriel dos Santos, de 13 anos.

O projeto acabou aprovado com seis votos contrários.

Ao falar aos estudantes, Carlinhos citou os benefícios que a leitura acresce à formação. Ele contou que, na adolescência, "chegava em casa e todo dia lia um texto". "Daqui a pouco, vocês vão participar de uma dinâmica ou entrevista de emprego e alguém vai ouvir o que vocês têm a dizer. E quem vai ficar com a vaga? Será aquele que se destacar e estiver mais bem preparado", observou.

O vereador ainda comentou sobre a necessidade de combater os maus políticos por meio do voto ("Não adianta ficar em casa reclamando. Quem são os culpados? Nós mesmos, que os colocamos lá") e aconselhou os jovens a ficarem longe das drogas e de vícios: "Não se deixem levar por coisas que prejudiquem vocês e suas famílias no futuro".

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.