Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/11/2013 - Piracicaba - SP

Prefeitura prossegue com reforma da passarela pênsil




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba prossegue com a recuperação da Passarela Pênsil. O trabalho de troca de peças e reforço das estruturas é feito preservando as características da construção. Para a execução dos reparos, a Semob (Secretaria Municipal de Obras) teve auxílio do Laboratório de Madeira da USP de São Carlos, que participou do projeto inicial da ponte.

A equipe desenvolveu prospectos de novas peças que são utilizadas pela empresa Bema, para dar mais durabilidade para a ponte. A previsão de término dos trabalhos será no primeiro trimestre de 2014, devido à necessidade de recuperação das peças de ferro do encaixe da estrutura da ponte

A recuperação da passarela contempla a construção de estrutura de proteção da ancoragem dos cabos na extremidade da avenida, semelhante à existente no lado do Engenho, tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda corpo, manutenção dos quatro pilares de madeira dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira. “Optamos por preservar a estrutura da ponte e oferecer uma reforma com durabilidade e segurança, por isso é executado um trabalho praticamente artesanal, mas é uma melhoria necessária.”, afirmou Ribeiro.

A secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, afirmou que as atividades culturais no Engenho Central são realizadas sem alteração, já que é possível o acesso pela nova passarela, inaugurada em maio. “Temos uma nova passarela além da entrada principal pelo Mirante, e toda a nossa programação acontece normalmente. A recuperação da passarela pênsil é uma necessidade e com o respaldo da USP, queremos oferecer à cidade e aos turistas a recuperação do nosso cartão postal com mais segurança.”

A passarela pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 72 metros de extensão e sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-americana: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato. Em 2008 a passagem passou por manutenção, com a troca da madeira desgastada pelo tempo de uso. No ano anterior, foram feitas várias pequenas reformas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.