Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/10/2014 - Piracicaba - SP

Prefeitura inaugura ambulatório para tratamento de hemoglobinopatias




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A unidade de saúde oferecerá tratamento multidisciplinar aos pacientes com talassemia e anemia falciforme.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na última segunda-feira (27), da inauguração do Ambulatório de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme instalado na UBS Alvorada. A unidade irá oferecer tratamento multidisciplinar para os pacientes com talassemia, anemia falciforme e outros distúrbios das hemoglobinas humanas.

Com equipe multidisciplinar, o ambulatório contará com um médico hematologista, um pediatra e enfermeira especializada em hematologia e será referência para avaliação do Teste do Pezinho no município. “Iremos oferecer todo o atendimento necessário, a cobertura vacinal especial para os pacientes e suporte em outras especialidades, conforme a necessidade do paciente”, afirma o médico hematologista Lineu Antonio Cardoso.

Atualmente 40 pacientes do município fazem tratamento em unidades hospitalares nas cidades de Botucatu e Campinas. Em Piracicaba, o novo ambulatório proporcionará acompanhamento também em áreas como nutrição, odontologia, oftalmologia, nefrologia, cardiologia e ortopedia além, de parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, num futuro próximo e com o Boldrini para alguns exames como o ecodopler transcraniano.

Kawai parabenizou o trabalho comandando pelo secretário municipal da Saúde Pedro Mello, por mais esse avanço na área de saúde piracicabana. "Somos referência na região e cada vez mais, a administração mostra sua preocupação em oferecer serviços de qualidade à população. Esta é mais uma demonstração de quem tem compromisso com a saúde do município", concluiu Kawai.

Doenças

As hemoglobinopatias são doenças genéticas causadas por anormalidades na estrutura ou na produção de moléculas presentes nos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigênio aos tecidos.

Nas crianças que nascem com anemia falciforme, os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), diante de certas condições, alteram sua forma e se tornam parecidos como uma foice, daí o nome falciforme.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a proporção de nascidos vivos no estado de São Paulo, com anemia falciforme é de um para cada quatro mil. A proporção dos nascidos vivos com o traço falciforme, em São Paulo é de um para cada 35 mil.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.