Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

4/3/2013 - Piracicaba - SP

Prefeitura conclui adequação e instalação da rede subterrânea elétrica no Engenho Central




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Após finalizar em agosto de 2012 o pagamento do precatório de R$ 27 milhões referente à aquisição do Engenho Central, tornando o espaço de cerca de 75 mil metros quadrados uma propriedade de todos os piracicabanos, a Prefeitura de Piracicaba continua investindo no local. Na última semana foi finalizado o processo de adequação e instalação da rede subterrânea de energia elétrica.

Iniciado ainda em 2012, o processo foi realizado pela Rizel Instalações Elétricas ltda, sob supervisão da SEMOB (Secretaria Municipal de Obras) em parceria com a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e contou com investimento de cerca de R$ 340 mil.

De acordo com o engenheiro Nelson Carlos de Camargo, da SEMOB, o objetivo do procedimento foi garantir mais segurança, além de aumentar a potência das instalações. “Anteriormente o Engenho contava com uma linha de força aérea no trecho que ia da Ponte Pensil até o Armazém 7 (onde futuramente abrigará o Museu do Açúcar). Agora essa linha está subterrânea”, afirma

Quanto ao aumento da potência, Camargo explica que, com as intervenções e troca do gerador, houve um aumento de 300 kva para 700 kva, ou seja, a potência mais que dobrou. “A área atendida pelo abastecimento do sistema vai da Ponte Pênsil até o pátio principal do engenho, o que compreende vários armazéns importantes”, completa o engenheiro da SEMOB, se referindo aos Armazéns 14A (onde fica a administração do espaço), 14 (que recebe anualmente a mostra principal do Salão de Humor), 9 (uma das sedes da Festa das Nações) e Teatro Erotídes de Campos, entre outros, além da iluminação nas proximidades da Ponte Pênsil e os corredores de acesso aos barracões.

O processo de adequações compreendeu a construção de uma cabine de força, entrada subterrânea, tubulação subterrânea e retirada do ramal aéreo. “O Engenho Central é um dos mais imponentes espaços de Piracicaba, que recebe muitos eventos importantes, como a Paixão de Cristo, Virada Cultural Paulista, Salão de Humor, além de shows e espetáculos no Teatro Erotídes de Campos e outros armazéns. Por isso, um novo sistema se fazia necessário. Além disso, estamos garantindo ainda mais a segurança e o bem estar das pessoas, algo que tem sido uma preocupação constante dessa administração”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

AQUISIÇÃO DO ENGENHO CENTRAL

O juiz da Vara da Fazenda de Piracicaba, Wander Rossete, reconheceu a conclusão do acordo em novembro e expediu no último dia 8 de janeiro a Carta de Adjudicação, que autoriza a transferência da propriedade. Assim que recebeu a informação, o prefeito Gabriel Ferrato assinou o ofício no Cartório de Registro de Imóveis pedindo o registro da Carta, o que dará o título de propriedade ao município.

Trata-se, portanto, do fim de uma longa história de um dos mais importantes patrimônios arquitetônico da cidade, que sai da condição de precária legalidade para se consolidar como espaço público voltado ao turismo, cultura e lazer, com horizonte livre para se projetar no futuro.

“Esta é uma bela conquista dos piracicabanos, que têm agora em suas mãos um espaço de valor imenso, que tem sido devidamente explorado para o desenvolvimento da cultura local, promoção de eventos sociais e gastronômicos, que estão projetando a cidade no cenário regional e nacional. É com muita alegria que concluo esta longa batalha de conquista de nossa história”, disse Ferrato.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.