27/11/2013 - Piracicaba - SP
Prefeito renova convênio do Vivaleite
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O prefeito Gabriel Ferrato assinou a renovação por mais dois anos do convênio do Programa Vivaleite com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento, que contou com a presença do secretário Estadual Rogério Hamam e prefeito da região que também renovação a parceria, na Fatec Piracicaba. Nas 27 cidades da região de Piracicaba, o Vivaleite beneficia 8.988 crianças, distribuindo 1.617.840 litros de leite por ano, com investimento de R$ 2,6 milhões. “O governador Geraldo Alckmin renovou o contrato com o mesmo volume que vem sendo distribuído, mesmo com o aumento do preço do leite”, contou Hamam.
Em Piracicaba, o programa distribui 12.930 litros de leite por mês, 155.160 litros no ano. São beneficiadas 862 crianças, que recebem 15 litros por mês cada. As famílias que desejam participar do Vivaleite deve demonstrar seu interesse na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Cada caso é encaminhado ao CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição), que faz a triagem e encaminha o caso para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. A distribuição do leite é feita por 30 unidades de saúde de diferentes pontos da cidade.
“Quando eu estava no Ministério da Saúde, ao lado de Barjas Negri, o compromisso do governo era com as mães e crianças, com as famílias brasileiras. Foi criado o Bolsa Alimentação, que visava reduzir a mortalidade infantil. A atenção com as crianças começava desde o nascimento, continuava quando fossem à escola e a assistência passava a ser o Bolsa Escola, que hoje é o Bolsa Família. São programas concebidos por governos anteriores e precisam ter continuidade. Se os índices de hoje são os melhores, é porque os programas de gestões anteriores foram continuados”, explicou o prefeito Gabriel Ferrato. “Tem que ser evitado o disperdício, por isso as secretarias trabalham para identificar quem realmente precisa do leite”, completou o secretário Estadual.
Durante a tarde, também na Fatec, haverá capacitação dos gestores e técnicos municipais sobre o Vivaleite. Serão tratados assuntos como histórico do programa, regras de atendimento, obrigações de armazenamento e qualidade do leite.
Vivaleite
O Viva Leite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O programa tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo. São 117 milhões de litros de leite enriquecidos por ano, beneficiando aproximadamente 562 mil crianças e 93 mil idosos em todo Estado de São Paulo.