8/12/2014 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A proposta é defendida por André Bandeira, que neste final de semana participa da Virada Inclusiva, evento do Sesc Piracicaba em parceria com o governo estadual.
O vereador André Bandeira (PSDB) defende parceria com instituições de ensino local, principalmente com a Universidade Metodista de Piracicaba para viabilizar a criação de equipes de esportes adaptados, como o rugbi e o handebol, em cadeiras de rodas. O parlamentar apresentou a proposta na manhã deste sábado (6) ao participar da 5ª edição da Virada Inclusiva, evento que transcorre de 2 a 7 de dezembro, promovido pelo Sesc, envolvendo diversas cidades, realizado pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.
André Bandeira vestiu a camisa do time de rugbi de Campinas e entrou em quadra para vivenciar o que significa uma partida desta modalidade, que usa cadeiras adaptadas para atletas tetraplégicos, onde se exige mais força nos braços, diferente da modalidade de handebol, com cadeiras mais altas e, que exigem do atleta mais equilíbrio no tronco.
Bandeira aprendeu que no rugbi o atleta tem 10 segundos para passar a bola ou rebate-la no chão. O tempo de jogo é comportado em quatro partes, de oito minutos. São quatro jogadores de cada lado e, faz o gol quem avança com a cadeira e a bola sobre a linha demarcatória no final da quadra.
O rugbi tem origem no Canadá, na década de 70, praticado por atletas tetraplégicos. Nela, homens e mulheres jugam juntos, porém divididos de acordo com as classes de habilidades funcionais.
O vereador Bandeira também acompanhou o desenvolvimento da modalidade handebol em cadeiras de rodas. Este desporto adaptado teve origem na década de 90 e é praticado por jogadores com deficiência física ou com lesão medular (paraplegia e tetraplegia). Os participantes são agrupados em classes de acordo com suas habilidades funcionais.
Bandeira conversou com a presidente da Associação dos Esportes Adaptados de Campinas, Mariane Borges, com o diretor técnico da entidade, Anselmo Costa Silva e, com o atleta Marcelo Garcia Souza, bem como demais integrantes da delegação de Campinas, ligados à Unicamp, para se inteirar de projeto em desenvolvimento desde 2008 e, que hoje já projetou a equipe no cenário internacional, pois muitos destes atletas fazem parte da seleção brasileira, que por sinal acaba de conquistar um título mundial, em evento promovido neste ano, em Foz de Iguaçu.
Na criação de parceria em Piracicaba, seriam aproveitados integrantes da equipe campineira, que hoje conta com 45 atletas.
O técnico de programação do Sesc Piracicaba, Adriano Antônio da Costa destacou a importância do evento que envolve toda a sociedade para se voltar àquelas pessoas que nem sempre se sentem incluídas. Destacou a realização de oficinas, espetáculos teatrais, apresentações musicais, passeios e vivências esportivas que poderão receber pessoas com deficiências (intelectual, visual, auditiva, física ou múltipla) e público sem deficiência conjuntamente, com o objetivo de fortalecer a convivência a partir da diversidade, independente das configurações corporais, sensoriais e cognitivas de cada pessoa envolvida.
Os participantes da atividades nesta manhã de sábado também puderam contar com orientações de profissionais da área de saúde, a exemplo de fisioterapeutas, em orientações como melhor realizar uma caminhada, para não prejudicar a constituição dos pés, além de outros alertas sobre posturas corretas.
DEFICIENTES - As pessoas com deficiência apresentam uma grande parcela de nossa população - cerca de 45 milhões de pessoas (Censo 2010). Trata-se de um contingente muito expressivo, tanto numericamente como em sua distribuição em diversos aspectos, no contexto escolar, por meio da educação inclusiva, no mercado de trabalho, através do sistema de cotas e gradativamente na vida social como um todo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.