17/6/2013 - Piracicaba - SP
Piracicaba participa de lançamento de guia para estimular população na Copa do Mundo
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, participou na última sexta-feira (14) do lançamento do Guia de Orientação Local (GOL) – Os Municípios Paulistas na Copa do Mundo da FIFA™, iniciativa do Comitê Paulista da Copa do Mundo 2014 e publicação pioneira com o objetivo de orientar as cidades paulistas sobre a preparação do Estado para o evento e sobre as oportunidades existentes para todas elas, mesmo as mais distantes da capital.
O evento marcou também o lançamento do programa Família em Campo, que irá promover atividades relacionadas ao futebol e à Copa do Mundo dentro do Programa Escola da Família, realizado em mais de 2.700 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Piracicaba é uma das cidades aptas para receber uma seleção para treinamento durante a Copa do Mundo com dois locais aprovados: Barão da Serra Negra e Hotel Accor. Além disso, a cidade irá lançar nos próximos dias um site com informações turisticas, hospedagem, além de outros detalhes sobre o municipio.
“A Copa de 2014 é uma grande oportunidade para o país e para São Paulo. O Estado mostrará que está preparado para receber turistas de diferentes nacionalidades e realizar este grande evento. O GOL é um material que o governo paulista elaborou com o objetivo de ajudar as cidades nos preparativos”, explica o secretário de Planejamento e coordenador do Comitê Paulista, Julio Semeghini. Terminada a Copa das Confederações, o Comitê Paulista fará uma série de encontros pelo interior e litoral do Estado, para divulgar o projeto aos representantes das administrações municipais e empresários locais.
O GOL pretende mostrar como as cidades podem aproveitar as oportunidades geradas pelo evento, como a maior circulação de visitantes e maior visibilidade para seus atrativos turísticos, e como realizar eventos sem infringir direitos comerciais. Essa programação de eventos realizada nos municípios é fundamental para estimular a participação popular no evento, seja por meio da decoração das cidades, na estruturação dos atrativos turísticos ou em ações promocionais, por exemplo. “A Copa do Mundo deve contagiar o país, extrapolando as sedes dos jogos, por isso é importante ter alternativas para que todos possam participar”, lembra Semeghini.
A Copa será uma grande oportunidade de divulgar São Paulo como destino turístico de lazer, algo ainda pouco conhecido pela maioria dos turistas, de promover destinos interessantes, mostrar atrativos desconhecidos, surpreender. “O turista internacional e a imprensa conhecem pouco do que temos a oferecer. A Copa é uma grande oportunidade para essas realizações. Com cidades bem instruídas sobre as possibilidades do evento, mais fácil será atingir esse objetivo. Quanto maior a promoção dos atrativos paulistas agora, mais frutos serão colhidos depois da Copa, como legado do evento”, avalia Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista.
Um dos capítulos do GOL é destinado somente às oportunidades, utilizando como exemplos projetos já desenvolvidos pelo governo estadual nas áreas de qualificação profissional, turismo, sustentabilidade e educação, por exemplo. Um destes projetos é o Família em Campo, que vai desenvolver atividades ligadas ao futebol em 2,7 mil escolas públicas – 2,3 mil da rede estadual e 400 da rede municipal – até a Copa do Mundo. Todas as instituições participantes do programa Escola da Família vão receber aos finais de semana campeonatos e concursos culturais, abertos à comunidade escolar. Os eventos reúnem semanalmente cerca de 300 mil pessoas em todo o Estado.
Os Centros de Treinamento de Seleção (CTS) também estão presentes no GOL. As cidades escolhidas pelas 32 seleções participantes da Copa do Mundo para hospedagem e treinamento atraem turistas, imprensa e visibilidade em escala global, movimentando a economia. Com quase 40% das opções de CTS do catálogo oficial da competição (26 dos 70 aprovados em todo o país), o Estado de São Paulo tem potencial para acolher boa parte das equipes. Caberá às cidades contempladas explorar da melhor forma essa oportunidade única.
Uma forma importante de participação são os programas de voluntariado. Essenciais em qualquer megaevento, os voluntários garantem o suporte necessário e são um ponto de apoio para os visitantes. Há dois programas de voluntariado para a Copa do Mundo: o da FIFA, que já encerrou suas inscrições, e o do governo federal em parceria com as sedes, que abrirá inscrições no segundo semestre deste ano.
Além do secretário Johnny, Piracicaba também foi representada pelo chefe do setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento.