Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

26/2/2019 - Piracicaba - SP

Piracicaba participa de Fórum Sudeste de Gestores da Assistência Social




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 25 de fevereiro de 2019 – Uma delegação de Piracicaba, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participou na última quarta-feira (20), em Limeira, do 1º Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Sudeste, promovido pela Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais – Coegemas-SP, com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

O evento contou com palestra da então Secretária Nacional da Assistência Social, Maria do Carmo Brant, que falou brevemente sobre a estrutura do Ministério da Cidadania, que abarcou os ministérios do Esporte, da Cultura e do Desenvolvimento Social e também com Shirley Maria da Silva, presidente do Conseas (Conselho Nacional de Segurança e Alimentar e Nutricional), que falou sobre os efeitos da Medida Provisória 870, de 1º de janeiro de 2019, para o Conselho, a Política e para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Além de Piracicaba, outros 64 municípios e 340 pessoas, entre técnicos e gestores da área de Assistência Social prestigiaram o Fórum, que foi pensado, conforme material de divulgação, para capacitar os gestores municipais e técnicos da área da Assistência Social para o fortalecimento do Suas (Sistema Único da Assistência Social).

Também prestigiou o evento a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, que lembrou da importância do contato direto com gestores paulistas para conseguir entender as particularidades dos diferentes municípios e regiões. Célia ressaltou que logo no primeiro mês da sua gestão se reuniu com a diretoria do Coegemas-SP para o estreitamento desta relação com os municípios.

Durante a abertura do evento, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, que também é presidente do Coegemas-SP, lembrou que a assistência social é uma área repleta de desafios, como a recomposição do orçamento da união para a área de assistência social e a definição de papéis dos diferentes atores na execução da política de assistência social. “O papel dos técnicos do município é trabalhar com as famílias, no território. O trabalho de investigação é do Estado. Cada município que cede às pressões do ministério público e do judiciário, enfraquece o trabalho que nós devemos desenvolver enquanto política de assistência social e vai passar a fazer um trabalho de investigação, que é do Ministério Público, do Judiciário e da Delegacia. Por isso que eu conclamo os municípios a se filiarem para se unirem na luta junto com o Colegiado para o aprimoramento e fortalecimento da política nos municípios.” Eliete aproveitou o momento e lançou a revista do Coegemas-SP, que conta com um percurso histórico do Colegiado nos últimos 25 anos, numa história que se confunde com a consolidação da assistência social como política pública, a partir da promulgação da Constituição de 1988.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.