Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

23/10/2013 - Piracicaba - SP

"Paiva é um defensor do Legislativo", afirma João Manoel dos Santos




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

No dia em que o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região completou 54 anos, presidente da Câmara disse que vereador Paiva "é um defensor do Legislativo".

No dia em que o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região completou 54 anos, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), disse que o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) "é um defensor do Legislativo". O parlamentar esteve na sede do SindBan, na noite desta terça-feira (22), para entregar voto de congratulações pelo aniversário da entidade.

João Manoel enfatizou que a categoria bancária é uma das mais importantes do país e parabenizou os sindicalistas pela campanha salarial deste ano. Após uma greve de 21 dias, os bancários conquistaram 8% de reajuste e 8,5% de acréscimo no piso salarial, entre outros benefícios para a categoria.

O presidente do Legislativo piracicabano afirmou que Paiva desenvolve seu trabalho com presteza, independente da ideologia política, e que defende com veemência o Parlamento.

O vereador e presidente do SindBan agradeceu a todos os vereadores por terem aprovado o requerimento de voto de congratulações ao sindicato e enfatizou aos bancários a importância da presença de João Manoel e do cerimonial da Câmara para a entrega da homenagem pelos 54 anos da entidade.

HISTÓRIA - O Sindicato dos Bancários de Piracicaba foi criado ––inicialmente como uma associação–– em 22 de outubro de 1959 por um grupo liderado pelo bancário Gelson Aparecido Diniz, do Bradesco. Em 1961, a associação foi transformada em sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas, do Banco do Brasil, que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar.

Em 1965, o sindicato passou a ser dirigido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comandou a entidade até 1967. Sucedido por Francisco Antonio Nascimento Toledo, presidente por nove anos, ele voltou em 1976 ao cargo, onde permaneceu até 1986.

E foi exatamente em 1986 que o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, foi lançado à presidência do sindicato. Sua indicação aconteceu por ter se destacado em uma forte atuação do movimento "Ano do Despertar Coletivo", em 1983, e por ter sido peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

Desde então, o SindBan assumiu definitivamente sua vocação e, ao longo desses anos, passou a ter uma atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimentos.

Entre elas, estão as mobilizações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992, pela duplicação da rodovia SP-304, contra a construção da hidrelétrica Carioba II, contra o fim da filantropia do Hospital Fornecedores de Cana, contra o nepotismo, contra o uso de drogas e contra a instalação de mais um presídio em Piracicaba, além de diversas campanhas do agasalho e de arrecadação de alimentos.

Destaca-se, ainda, que nesses 54 anos o sindicato vem lutando por melhores condições de vida para os bancários, bem como tem participado ativamente de todas as instâncias democráticas existentes em Piracicaba, como conselhos, comissões e organizações que fomentem o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os trabalhadores e cidadãos.

Pioneiro em importantes lutas da classe trabalhadora, o envolvimento do SindBan abrange diversas instâncias e temáticas, como segurança, saúde, meio ambiente, educação e cidadania, cultura, esportes, emprego e renda e luta por igualdade de oportunidades.

Na defesa dos interesses dos bancários, o SindBan tem estado presente em todos os acontecimentos envolvendo a categoria e, inclusive, participando ativamente da Executiva Nacional dos Bancários, da Mesa de Negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), da Contraf-Cut (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, da Comissão dos Funcionários do Banespa e da APCEF, entre outros órgãos representativos da categoria.

PANORAMA ATUAL - O SindBan tem orgulho de, em 2013, mais uma vez ter ido à luta para manter conquistas históricas, como jornada de trabalho de 6 horas diárias e 30 horas semanais, auxílio-creche para crianças até 5 anos e 11 meses de idade, auxílio-refeição, auxílio-alimentação, participação nos lucros e resultados, piso salarial de R$ 1.648,12, vale-cultura e abono assiduidade.

O SindBan é uma referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região. Exemplo disso é o processo eleitoral transparente e democrático, em que a informação do pleito chega para seu colegiado com 180 dias de antecedência, garantindo a participação de todos. A garantia da transparência reflete-se na confiança dos 99% dos associados que elegeram a atual diretoria com 93% dos votos válidos e nenhum voto nulo.

A nova diretoria renovou 32% de seus quadros, com 44% dela composta por mulheres e 12% por negros da categoria, além de incorporar pessoas com deficiência e militância na luta pela inclusão.

O SindBan possui ampla sede em Piracicaba e subsedes nas cidades de Capivari, Santa Bárbara D'Oeste, São Pedro e Tietê. Conta ainda com um Núcleo de Qualidade de Vida e Ação Solidária, sendo um dos primeiros do país a ter equipe de psicólogas, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta. Foi também o primeiro sindicato a lançar uma cartilha sobre assédio moral e a desenvolver uma política de segurança bancária unificando as ações das diversas forças policiais no município, resultando em uma marca histórica de 97 meses sem assalto a banco em horário de expediente em Piracicaba.

O SindBan representa cerca de 2.500 bancários, que trabalham e residem em 22 cidades da região: Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereira, Jumirim, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara D'Oeste, Maristela e Conchas.

Hoje, fazem parte do SindBan os diretores: José Antonio Fernandes Paiva (presidente), Aldo Luis Rocha, André Baggio Guerra, Andreia Cristina Chiquetto, Ângela Isabel Ulices Savian, Antônio de Jesus Godoy, Carla Patrícia dos Santos Sterde, Cesar do Nascimento Santos, Claudete Aparecida Rodrigues dos Santos, Claudia Graziella Lopes Fernandes Menegati, Claudia Helena Chiodi, Claudio Fernandes Dias, Claudio José Fazanaro, Edimara Aparecida Geraldin Francisco, Edvart Antonio Giraudo Costa, Elaine Aparecida Polezi Aliberti, Eliana Aparecida Cambraia, Erica Aparecida Frassetto Delagracia, Francisca Helena Presoto Pires, Francisco Carlos Baldo, Gerson Samuel Machado, Gilmara Aparecida Volttani, Hereunice Aparecida da Silva Parizoto, Iraci Correr Alves, João Carlos Machado, João Cirino Guassi, João Francisco Marchesini Eloy, José Agnaldo Roncasaglia, José Jaime Perim, Jose Maria de Jesus Braghiere, José Roberto Jacon, Kariny Sarruge Milanez Paiva, Leandro Martinelli Leite, Letícia Peres Farias Françoso, Ligia Correr, Luís Brunheroto Gonçalves, Magno Almeida Lopes, Marcelo Abrahão, Marcia Regina Guedes, Marcus Gandolfi, Maria Nazaré Amstalden, Marilena Vasques Durante, Mauricio Vieira Nobre Junior, Odair Balioni, Olivia Brossi, Paschoal Verga Junior, Patrícia Carla Ferreira Ladwig, Paulo Cherles Manarim, Paulo Roberto Coan, Pedro Mariano Braz, Peterson Humberto de Souza, Ricardo Augusto Sbravatti Piromal, Robinson de Jesus Sartore, Rodrigo Rocha Franco, Rosangela Pereira, Rui Roberto Pezolato, Sandra Oliva Stefanovitz, Silvia Helena Scarazzatti Pontin, Sisino Motta Neto, Teresinha de Jesus Altarugio, Tiago Alves da Silva, Ubiratan Campos do Amaral, Valter da Silva, Vanessa Santos Chiquito Monteiro, Vera Lucia Fructuoso Furlan e Viviane Hypolitto.

O sindicato também conta hoje com uma equipe de assessores e funcionários, formada por Amanda Oliveira Vencovsky, César Roberto Schimdt, Claudia Renata Novolette, Edson Roberto Medina, Elison Fernando Ferreira Godoy, Fernando Morales, Gabrieli Menegati Vidal, Gustavo Bortolazzo, Ismael de Jesus Lima, Luciana Ana de Oliveira Ramos, Maria Aparecida Araújo, Michelle Francini Bottin, Nahara Flávia Ribeiro, Roseli Giacomelli Antonelli e Sérgio Luís Bertholdi, além do suporte dos escritórios BMV Advogados, Darci Cleto e Viviane Martinelli.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.