Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

7/12/2012 - Piracicaba - SP

Paiva Aponta 'Posição Preocupante' Da Cidade Em Índice Da FGV




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a reunião ordinária desta quinta-feira, 6, para repercutir os números do Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios, o ISDM, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o qual aponta Piracicaba na 203a posição entre os municípios brasileiros. “Este índice nos traz dados preocupantes para nós”, avalia o vereador, que comparou o desempenho local com cidades do mesmo porte.

Paiva citou as cidades de Jundiaí (com 370.251 habitantes, está em 53o lugar, com nota 6,05), Franca (318.785 habitantes, 132o lugar e nota 5,98) e Bauru (344.039 habitantes, na 173o lugar e nota 5,94). Já Piracicaba é citada no estudo com 364.872 habitantes, tendo uma nota de avaliação de 5,92. O vereador do PT lembrou que a metodologia da FGV abrange cinco dimensões para avaliar a qualidade de vida da população, passando por análises a respeito de Habitação, Renda, Trabalho, Saúde e Segurança e Educação.

Conforme a nota técnica da equipe da FGV, a avaliação leva conta dados do IBGE (Censo Demográfico), do Ministério da Saúde (Sistema Sobre Mortalidade e Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com a chamada “Prova Brasil”, tendo como ano-base 2010. Assim, de acordo com esta metodologia que compõe o ISDM, quanto maior a nota (de 0 a 10), melhor o nível de desenvolvimento do município.

Durante a sua fala, o vereador do PT utilizou dados do ISDM/FGV para demonstrar deficiências do Governo do Estado de São Paulo. “De acordo com o índice, do valor orçado para Educação em 2012, foi utilizado apenas 75 por cento , o mesmo ocorreu com Saúde, quando foi utilizado 89,4 por cento , e com Segurança Pública, quando as verbas empenhadas alcançaram apenas 83,7 por cento do que havia sido orçado pelo poder público”, disse.

Paiva lembrou, ainda, que o indicador da FGV leva em consideração inúmeros setores os quais demonstram a ineficiência da equipe do governo municipal. Por exemplo, para avaliar a situação da Habitação, são destrinchados dados sobre coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgotamento sanitário, domicílio próprio e densidade de moradores por cômodo. “Todos estes aspectos não aparecem nas chamadas obras sociais divulgadas pela Prefeitura”, disse o vereador Paiva.

Para complementar a sua análise, o vereador destacou que o indicador do FGV aponta que caíram em 8 por cento o índice em saúde e segurança. Além disso, embora aponta crescimento de 1,5 por cento no emprego, a renda caiu, “mostrando que os salários maiores foram deixando o mercado”, avalia Paiva. “A gente tem procurado demonstrar estas deficiências, mas sempre acabam dizendo que é ‘coisa da oposição’, agora estamos com dados embasados apresentando o que foi feito na cidade”, finalizou o vereador.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.