18/6/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Conforme iniciativa do vereador Pedro Cruz (PSDB), por intermédio do Requerimento (571/13) parte do expediente da reunião ordinária de ontem (17) foi suspenso para permitir a participação do Padre Antonio Ramos, que na oportunidade fez uma explanação sobre a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, cujo lema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, que acontece de 23 a 28 de julho. O religioso destacou a importância do evento no Brasil, que pela primeira vez receberá a visita do novo Papa, o Argentino Francisco.
Padre Ramos explanou as razões que levaram a realização da Jornada no Brasil, a pedido da Conferência dos Bispos no Brasil e, citou os processos a que necessitam para se realizar um evento deste porte, sendo que o Rio de Janeiro foi o local escolhido devido ao conhecimento que a cidade tem fora do Brasil e por sustentar a imagem do Cristo Redentor.
O religioso também disse que a jornada apresenta três eixos de organização, incluindo o eixo do social e da evangelização. Sendo que a partir de então acontece um evento de massa em cada estado brasileiro, sendo que no dia 28 o Papa entregará a Cruz para o ano de 2016.
E, discorreu sobre diversas estruturas, que promovem vários benefícios ao país, com recursos financeiros, onde cada peregrino quer conhecer o Brasil, além de beneficiar a Igreja, com relação à evangelização para os brasileiros e à população estrangeira. Ramos encerrou suas considerações lembrando que após a Jornada será realizada a Conferência Episcopal, com a preocupação de que todos os bônus do evento fiquem com a sociedde brasileira, nos sentido de agilizar o processo de formação de adultos para acompanhar jovens da sociedade, no que agradeceu os momentos de partilha.
História da Jornada
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais, com milhares de jovens se reunindo na frente da Igreja de São Pedro, em Roma.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.