Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

18/6/2013 - Piracicaba - SP

Padre Antonio Ramos faz explanação sobre a Jornada Mundial da Juventude




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Conforme iniciativa do vereador Pedro Cruz (PSDB), por intermédio do Requerimento (571/13) parte do expediente da reunião ordinária de ontem (17) foi suspenso para permitir a participação do Padre Antonio Ramos, que na oportunidade fez uma explanação sobre a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, cujo lema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, que acontece de 23 a 28 de julho. O religioso destacou a importância do evento no Brasil, que pela primeira vez receberá a visita do novo Papa, o Argentino Francisco.

 

Padre Ramos explanou as razões que levaram a realização da Jornada no Brasil, a pedido da Conferência dos Bispos no Brasil e, citou os processos a que necessitam para se realizar um evento deste porte, sendo que o Rio de Janeiro foi o local escolhido devido ao conhecimento que a cidade tem fora do Brasil e por sustentar a imagem do Cristo Redentor.

O religioso também disse que a jornada apresenta três eixos de organização, incluindo o eixo do social e da evangelização. Sendo que a partir de então acontece um evento de massa em cada estado brasileiro, sendo que no dia 28 o Papa entregará a Cruz para o ano de 2016.

E, discorreu sobre diversas estruturas, que promovem vários benefícios ao país, com recursos financeiros, onde cada peregrino quer conhecer o Brasil, além de beneficiar a Igreja, com relação à evangelização para os brasileiros e à população estrangeira. Ramos encerrou suas considerações lembrando que após a Jornada será realizada a Conferência Episcopal, com a preocupação de que todos os bônus do evento fiquem com a sociedde brasileira, nos sentido de agilizar o processo de formação de adultos para acompanhar jovens da sociedade, no que agradeceu os momentos de partilha.

História da Jornada

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais, com milhares de jovens se reunindo na frente da Igreja de São Pedro, em Roma.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.