3/7/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Verdadeiro marco na história da dança mundial, o balé dramático “O Lago dos Cisnes”, composto pelo russo Tchaikovsky, será apresentado entre os dias 03 e 08 de julho no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A Cia. de Dança do Studio 415, em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural, é a responsável por trazer a aclamada encenação à cidade. Entre os dias 03 e 07, a apresentação será iniciada às 20h30. Já no dia 08, o espetáculo começa às 19h. A entrada é gratuita.
A montagem do Studio 415 tem cerca de uma hora e meia de duração e conta com a participação de cerca de 20 bailarinos e bailarinas. “Trata-se de um espetáculo inédito em Piracicaba. Já há algum tempo, o coordenador e responsável pela Cia de Dança 415, Rodrigo Baptista, vem idealizando a viabilização do espetáculo e preparando os bailarinos para isso. Há seis meses o grupo vem ensaiando de forma bastante minuciosa e intensa, por se tratar do balé mais difícil do mundo”, afirma Nina Guidotti, diretora do Studio 415 juntamente com Adriana Dedini.
“A expectativa é a melhor possível, esperamos presentear todos com um espetáculo bastante requintado e de grande qualidade”, completa Nina.
HISTÓRIA
O “Lago dos Cisnes" é um marco na história da dança. Pela primeira vez as bailarinas usaram a saia curta - o tutu bandeja -, que se tornou um ícone da indumentária, e rompeu-se um padrão estético. A história da viabilização do espetáculo começa quando o diretor do teatro Bolshoi de Moscou, Vladimir Begitchev, encomenda ao compositor Tchaikovsky em 1875, uma música para um ballet inspirado em lendas de mulheres cisnes. Ele aceita, apesar de não compor música para ballet, pois se encantou com o tema e necessitava de dinheiro.
A estreia ocorreu em 20 de fevereiro de 1877, e apesar da belíssima obra de Tchaikovsky, resultou num verdadeiro fracasso, atribuído à pobre coreografia de Julius Reisinger e ao medíocre desempenho de sua protagonista, a bailarina Pelageya Karpakova.
Em 1894 o príncipe Ivan Alexandrovich, então diretor do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, decide homenagear Tchaikovsky, que havia falecido um ano antes, criando uma nova versão de “O Lago dos Cisnes”. Marius Petipa, que era o principal maître de ballet do Teatro Mariinsky, foi encarregado, desta vez, a fazer a nova coreografia.
Foi tanto o sucesso, devido ao lirismo e à beleza da coreografia, que em janeiro de 1895 vai à cena a obra prima completa com 4 atos: Lev Ivanov (ajudante de Petipa) coreografa os atos brancos, 2º e 4º atos, e Marius Petipa, os outros dois, 1º e 3º atos.
SERVIÇO
Cia. de Dança do Studio 415 Ballet apresenta o balé dramático “O Lago dos Cisnes”. De 03 a 07 de julho, às 20h30 e 08 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Engenho Central). Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3413-8526.
>Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.