1/8/2013 - Piracicaba - SP
Nova roupagem: Educativa FM torna "Bom dia cidade" mais atrativo
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Remodelação do programa começa amanhã (aniversário da cidade), é a primeira realizada nos últimos 13 anos e deve conquistar novos ouvintes; outros programas da grade deverão ser contemplados.
“A mudança de um programa é semelhante a uma mulher que vai ao cabeleireiro: ela toma um banho de beleza e pode brilhar novos caminhos”. Essa é a concepção expressada por Xilmar Ulisses, que há 13 anos comanda o “Bom dia cidade”, na Educativa FM - (105,9 Mhz), quando enfatizou sua expectativa a respeito do novo projeto. “Essa mudança é muito bem vinda e necessária. Quem ganha são nossos ouvintes”.
De acordo com a diretora da Rádio, jornalista Jacqueline Santana, a intenção da proposta é oferecer às famílias piracicabanas e da microrregião mais notícias e amplo conteúdo jornalístico. “O ouvinte passa a identificar a preocupação de todos os profissionais, envolvidos na produção do programa, em garantir a máxima qualidade da informação”. Ela explica ainda que o trabalho desenvolvido pela equipe tem como foco contribuir com a formação crítica dos cidadãos. “Nossa mensagem é para aqueles que estão do outro lado, seja em casa, no carro, trabalho, no hospital, enfim, todos que fazem do rádio um aliado”.
Para fazer com que a meta de implantar uma nova plástica ao programa fosse alcançada, Jacqueline contou com o apoio do jornalista Daniel Rogero, que há quase um mês é voluntário da emissora. “Sem a competência e disposição desse grande profissional, seria difícil alcançar o resultado que obtivemos”.
A nova plástica
Com a composição da nova roupagem, os textos a serem produzidos e veiculados atribuem dinamismo e irão valorizar cada informação. Torna-se possível setorizar os assuntos em áreas específicas, entre elas economia, esporte, cidade, Educação e Saúde, e oferecer ao ouvinte um conteúdo mais organizado. Segundo Xilmar, antes, a produção era assim: “pesquisávamos as notícias e colocávamos no ar. Agora, com a nova dinâmica, teremos uma roteirização, ou seja, o programa passa a ser planejado do começo ao fim”.
Ele afirma estar ansioso pelo feedback do seu público. “Estou muito estimulado e acredito que o impacto será bastante positivo”. O ouvinte poderá opinar pelas redes sociais, telefone (3433-4430) ou ainda visitar a emissora e sugerir alterações e novas ideias.
Conhecimento e dedicação
Quando aceitou o convite da Direção para implantar a nova plástica, Daniel Rogero utilizou o conhecimento que já tinha sobre a rádio, pois é ouvinte assíduo, e desenvolveu instrumentos de mobilidade ao programa. “O mais difícil já temos, que é o talento do Xilmar, então, buscamos ampliar a liberdade de expressão dentro do “Bom dia cidade”, até então sustentado basicamente na voz, na locução do apresentador”. Contamos, agora, com novos instrumentos de comunicação para que se possa migrar de uma editoria a outra de forma atrativa, por meio do suporte de vinhetas modernas e precisas.
A plástica, na visão de Rogero, é responsável por atrair maior público, consequentemente, é a que faz o programa crescer. “Não fizemos mudança brusca, porque em time que está ganhando não se mexe, mas alteramos um cenário no qual algumas peças ficaram superadas pelo tempo”.
Xilmar aprova a criação. “Tenho certeza que essa é a maior conquista do programa nesses últimos 13 anos. A cidade ganha com isso e eu também vou me empenhar para que mais ouvintes comecem a ouvir o programa, acompanhem todo o conteúdo e ao final digam: ‘era isso que queríamos’”.
A Prefeitura
“Professor Gabriel Ferrato está envolvido em causas públicas ao longo de sua vida e conhece a importância que a Educativa FM tem, junto à cidade. Ao oferecer à Rádio a possibilidade de se modernizar em benefício do cidadão piracicabano, o nosso prefeito, com seu perfil planejador, sabe o que está fazendo”. Xilmar Ulisses.
“Um gestor público que gosta, conhece e acredita no rádio. Prefeito Gabriel já provou que sabe como esse veículo de comunicação é surpreendente e está em todo lugar com o ouvinte. Por isso, exige que a emissora seja de fato educativa: mostre ao povo boas iniciativas e as necessidades de melhorias, servindo de fonte inclusive para outros órgãos de imprensa”. Daniel Rogero.
Grande audiência
O contato com pessoas pelas ruas da cidade tem sido o principal indicador de que cada vez é mais expressiva a audiência do “Bom dia cidade”. Com isso, aumentam também a responsabilidade e o compromisso com a qualidade do conteúdo transmitido. “Fico tranquilo, pois sinto que a rádio está facilitando o nosso trabalho”, comemora Xilmar.