Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

12/3/2013 - Piracicaba - SP

No Conheça o Legislativo, João Manoel narra mudanças da Câmara desde 1989




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Apresentar a Câmara a estudantes de Piracicaba é a missão partilhada pelo historiador Fábio Bragança, pelo advogado Bruno de Oliveira e pelo agente legislativo Sandro Silveira dentro do projeto "Conheça o Legislativo". Mas, na visita dos alunos da Etec "Deputado Ary de Camargo Pedroso", na manhã desta terça-feira (12), contar a evolução da Casa de Leis ganhou o reforço de quem é parte dela há 24 anos.

Na Câmara desde 1989, quando iniciou o primeiro de seus hoje sete mandatos seguidos como vereador, João Manoel dos Santos (PTB) é testemunha das mudanças pelas quais o Poder Legislativo piracicabano passou desde então. Em 2 de janeiro de 1989, no dia seguinte à posse de quem fora eleito no ano anterior, o novato parlamentar já estava na Casa para começar seu trabalho.

Se o gesto surpreendeu alguns ––já que, na época, de acordo com João Manoel, não era muito comum os vereadores virem à Câmara em dias que não fossem as segundas-feiras de sessão––, ao ex-funcionário da Unimep causou estranheza descobrir, em viagem a Ribeirão Preto naquela mesma semana, que os vereadores da cidade distante 200 quilômetros de Piracicaba contavam com pessoas de confiança para auxiliá-los nas visitas a bairros, na formulação de projetos de lei e na fiscalização aos atos do Executivo: eram os assessores.

Assim, foi a partir daquela legislatura que os vereadores de Piracicaba passaram a formar equipes para dar suporte às ações parlamentares dentro e fora da Câmara, aumentando a interação entre a população e seus representantes no Poder Legislativo.

Os detalhes dessa história foram rememorados por João Manoel em razão de um comentário que ele ouviu recentemente, de que vereador trabalharia apenas 6 horas diárias. "Meu mandato é 24 horas por dia. Sempre foi", disse o presidente da Câmara, ao afirmar que busca, com seu mandato, "fazer a diferença" na comunidade.

"É necessário você fazer a diferença no seu trabalho. É por isso que estou aqui."

João Manoel explicou que teve a ideia de criar o "Conheça o Legislativo" "porque a política estava desacreditada, como está até hoje". Ele destacou o papel exercido pela Câmara no município ––"Para comprar um copo d´água, passa-se primeiramente por aqui"–– e disse lamentar existirem, na sociedade, indivíduos que ignoram a política. "São ignorantes porque não a conhecem ou, então, porque se fazem de ignorantes; esses são os piores", criticou.

Após assistirem a três palestras, os estudantes da Etec "Ary de Camargo Pedroso" simularam, na parte final do "Conheça o Legislativo", a realização de uma reunião ordinária em que se discutiu um projeto fictício para a proibição da prática de bullying em ambiente escolar. A turma, composta por 21 alunos do Ensino Médio, foi acompanhada pelo professor de História João Paulo Fernandes de Oliveira.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.