Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

4/2/2013 - Piracicaba - SP

Moschini acompanha ato de campanha de candidato ao Senado italiano




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador Ronaldo Moschini (PPS) participou na manhã deste domingo, 3, da recepção ao candidato ao Senado italiano, Edoardo Pollastri, em ato realizado no Circolo Trentino, no bairro Santana. Na oportunidade, Pollastri detalhou suas propostas em prol dos descendentes italianos. “Em uma cidade como Piracicaba, onde a influência dos imigrantes italianos é tamanha, entendo ser muito importante o apoio ao senador Pollastri, que vem com a intenção de estreitar os laços culturais e econômicos com o Brasil”, avalia Moschini.

Marcada para 23 de fevereiro, a eleição na Itália definirá a formação do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. São destinadas seis vagas de deputados e duas a senadores a serem eleitos pela comunidade italiana de colônias nas Américas. As principais são a Argentina (com cerca de 500 mil aptos a votar) e Brasil (com cerca de 280 mil). “É muito importante para a Itália o estreitamento dos laços com estas colônias, por que estes descendentes são um grande patrimônio do nosso país”, avalia o candidato Pollastri.

No domingo pela manhã, nem mesmo a chuva espantou os apoiadores do senador em Santana e Santa Olímpia, bairros de tradição trentina. Pelo menos 50 pessoas acompanharam o discurso do candidato. De acordo com o Circolo Trentino, existem cerca de 600 eleitores aptos no bairro rural, “sem contar ainda com os eleitores da cidade de Piracicaba”, como avalia Silvério Vitti, presidente do Circolo.

A principal proposta de Pollastri voltada aos imigrantes é a luta pela agilização dos processos para pedido de dupla cidadania. “É uma vergonha que nosso país deixe uma fila de 76 mil processos parados no Consulado”, disse o candidato. Ex-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália e da associação que envolve diversas câmaras de comércio, Pollastri entende que a boa relação dos países deve se iniciar a partir do intercâmbio cultural.

Clique aqui para obter essa imagem em alta resolução

“A partir da cultura também se cria boas relações comerciais”, acredita o candidato.

Mas, além das propostas, a maior dificuldade da campanha está na capacidade de mobilizar os eleitores, já que o voto na Itália não é obrigatório. Na última eleição, em 2008, menos de 30 por cento dos brasileiros aptos a votar foram às urnas. “Por isso, é importante que todos vocês fiquem atentos quanto ao recebimento das cédulas para votação”, destacou Silvério Vitti ao público que acompanha o ato de campanha do candidato Pollastri.

O Circolo Trentino também organiza os votantes de outras cidades com imigrantes, alcançando um total de quase seis mil eleitores. Nesta região, o candidato Edoardo Pollastri estabeleceu uma dobradinha com o candidato a deputado federal Fabio Porta. “Estamos aqui para apoiarmos estes candidatos que sabem da força dos descendentes da Itália e da importância, tanto ao Brasil quanto à Itália, desta parceria ser cada vez mais próxima”, avaliou o vereador Ronaldo Moschini.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.