26/6/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O vereador Luiz Carlos Arruda (PV), o pastor Luizinho, homenageou o Lar Betel com entrega de Moção de Aplausos pelos 60 anos da entidade, fundada 21 de novembro de 1953. A homenagem foi entregue no Primeiro Expediente da reunião ordinária desta segunda-feira, 24, com a presença do presidente do Lar Betel, Achile Mario Alesina Junior. “Para mim é uma alegria muito grande em ter esta oportunidade de homenagear o Lar Betel, por todo o trabalho desenvolvido em prol da população de Piracicaba”, disse Luiz Arruda.
O texto da Moção de Aplausos relata a história do Lar Betel, iniciada pela fundadora Dona Branca Leite Marcondes. “Teve início com um dedicado grupo de senhoras que se reunia no porão da Igreja Metodista Central de Piracicaba e costurava para os pobres, utilizando apenas materiais conquistados em doações”, aponta o texto da propositura.
Na década de 40, a inspiração de Dona Branca em fundar instituição que se denominaria “Serviço de Assistência Social Betel”, com a finalidade de construir casas para dar abrigo às famílias que já vinham sendo atendidas mediante pagamento de aluguéis. No início, o Lar Betel era constituído por duas alas, a primeira com oito casas e a segunda, constituída em blocos, contendo dois salões coletivos, cozinha, refeitório, banheiro e escritório.
Achile Alesina Jr. destaca o esforço e a importância do voluntariado para a manutenção do trabalho desenvolvido pelo Lar Betel. “Apenas 34 por cento dos idosos que estão no Lar Betel (ao total, 91) contribuem, portanto grande parte do financiamento de nossas atividades se dá por meio de doações e voluntariado”, aponta Alesina Jr. “O trabalho voluntário é importante, porque estamos oferecendo um serviço que o Estado não dá”, diz o presidente.
“Quando a Dona Branca iniciou este trabalho, era simplesmente pensar que alguns idosos precisavam de um lar, de “um telhado”, nunca se imaginou em cinco refeições por dia, psicólogo, terapeuta ocupacional (T.O.), enfermeiras, nutricionistas, entre outros, e hoje nós temos, e nós temos também número enorme de pessoas que procuram, em que as famílias deixam sozinhas no lar, e que só teremos condições de atender se tivermos um novo lugar”, disse Alesina Jr., agradecendo a Câmara pelo apoio em evidenciar o nome do Lar Betel.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.