Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

19/9/2012 - Piracicaba - SP

José Pedro Diz Estranhar Número Elevado De Dações Em Pagamento Aceitas Pela Prefeitura




 

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

O vereador José Pedro Leite da Silva (PR) foi à tribuna, em reunião ordinária na noite desta segunda-feira (17), dizendo-se "assustado" com o alto número de dações em pagamento propostas por devedores e aceitas pela administração municipal. Como resposta ao requerimento 226/2012, a Prefeitura informou ao parlamentar que, entre 2005 e 2011, foram feitas cerca de 120 negociações do tipo.

Em linhas gerais, a dação em pagamento é uma alternativa que pode ser utilizada pelo devedor quando o credor aceita que ele encerre uma dívida "pagando-a" de uma forma que não estava originalmente na obrigação estabelecida. Por exemplo, uma empresa que esteja em atraso com o pagamento do IPTU (imposto recolhido pela administração municipal) pode propor a quitação da dívida fornecendo à Prefeitura o produto que ela fabrica ou vende ou o serviço que ela faz. Se a credora ––no caso, a administração municipal–– aceitar, a dívida fica saldada.

José Pedro criticou o emprego excessivo desse mecanismo pela Prefeitura e apontou dois pontos negativos do uso indiscriminado da prática: primeiro, a dação em pagamento acabaria se tornando um meio de fornecer produtos e serviços ao Executivo sem passar por licitação e, segundo, ela desestimularia o pagamento em dia de tributos e impostos, por representar vantagem para quem acaba trocando sua dívida pelos produtos ou serviços que fornece.

"Ficamos assustados com o volume de dações em pagamento no período solicitado. É um instrumento que é permitido à Prefeitura usar em casos específicos, principalmente quando o contribuinte não tem condições financeiras de pagar os impostos. Então, ele pode propor uma dação em pagamento", observou José Pedro. "É extremamente estranho o volume ser grande, pois entendemos que isso deveria ser esporádico", completou o vereador, ao informar que uma das empresas que mais optam pelo mecanismo tem "obras frequentes" com a Prefeitura.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.