19/11/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Vereador aponta que o atual prédio expõe os alunos a riscos e afirma que nova construção proporcionaria maior segurança e aprendizado.
A moção de apelo 216/2013, do vereador José Luiz Ribeiro (SDD) ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), busca ajuda da Secretaria Estadual de Educação para a construção de um novo prédio para o funcionamento da Escola Estadual "Prof. Eduir Benedicto Scarpari", a fim de sanar problemas encontrados em sua atual infraestrutura. O documento foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (18).
O prédio da escola estadual foi construído em 1995, em caráter emergencial, para atender a demanda da população do Jardim Alvorada, Ipanema e bairros adjacentes. Hoje, tem matriculados cerca de 1.260 alunos, entre 11 e 20 anos, dos ensinos fundamental e médio diurno e noturno.
José Luiz ressalta ser "notável" o crescimento da escola desde sua inauguração. "A demanda aumentou e deixou o prédio sobrecarregado. Em todos esses anos, a escola recebeu apenas manutenções preventivas com a intenção de minimizar os problemas decorrentes de sua estrutura deficiente."
Na moção de apelo endereçada ao governo do Estado, o vereador cita como um de seus principais problemas o aquecimento demasiado da estrutura interna, que faz a sensação térmica no verão chegar a 40ºC, levando estudantes a terem sangramentos de vias respiratórias e quedas de pressão seguidas de desmaios.
José Luiz aponta também falhas na fiação elétrica do prédio, que geram quedas de energia frequentes e a consequente suspensão das aulas. O parlamentar ressalta que a fiação elétrica passa pelo teto da estrutura, que, revestido por placas de isopor, representa risco iminente de curto-circuitos e incêndios por se tratar de um material altamente inflamável.
Por fim, o vereador observa que a atual estrutura não possibilita saídas emergenciais em caso de incêndios, além de apresentar corredores de acesso estreitos e inadequados ao número de alunos. Segundo o parlamentar, a escola não possui alvará de funcionamento, nem laudo de avaliação técnica do Corpo de Bombeiros.
"A construção de um novo prédio viria ao encontro dos anseios da população do bairro e adjacências, proporcionando um ambiente escolar mais seguro e retirando os alunos da situação de vulnerabilidade à qual eles estão expostos, além do prejuízo de todo o processo pedagógico", completa o vereador.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.