Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/6/2012 - Piracicaba - SP

Jerônimo Rodrigues Receberá O Título De Cidadão Piracicabano




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Natural de Salto, o sindicalista Jerônimo Rodrigues receberá da Câmara o título de "Cidadão Piracicabano", após a aprovação, em reunião ordinária na noite desta quinta-feira (28), da nova redação ao projeto de decreto legislativo 25/2012. A homenagem foi proposta pelo vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), que elogia Jerônimo "por sua inestimável contribuição com a cidade, atuando como defensor do direito dos aposentados e idosos".

Nascido em 13 de julho de 1932, o homenageado é filho de José Rodrigues e Aurora Alonso Rodrigues. Seu terceiro emprego foi o que definiu o rumo de sua vida, ao começar a trabalhar aos 19 anos na Casa São Sebastião, em Itu (SP), como vendedor e cobrador.

Nos anos seguintes, em 1954, ao vir de trem a trabalho para Piracicaba, conheceu e se apaixonou pela cidade. Em 1965, Jerônimo deixou seu emprego na Casa São Sebastião e passou a trabalhar como vendedor de roupas autônomo. Oito anos depois, iniciou no almoxarife sua trajetória na metalúrgica Dedini S/A, nela se aposentando em 1975, concluindo 34 anos de trabalho.

Em 1985, o aposentado inicia sua vida associativa e comunitária, fundando a Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Piracicaba junto com alguns amigos a fim de defender os aposentados diante da nova Constituição de 1988. Indo a Brasília mais de 30 vezes de carro ou de ônibus para lutar pelos aposentados, ele conseguiu um reajuste de 147 por cento nos proventos.

Em 12 de julho de 1990, Jerônimo fechou um contrato com a Unimed, com o intuito de privilegiar e defender o direito à saúde dos aposentados. Durante anos, uma luta para manter esse contrato foi indispensável para que o benefício permanecesse. Como presidente da Associação, ele defendeu a causa, fazendo com que a lei prevaleça em vigor até hoje e mantenha a ajuda a aproximadamente 1.600 aposentados na região de Piracicaba.

Diretor da Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo de junho de 1987 a junho de 2001, o homenageado também colaborou com a elaboração do Estatuto do Idoso, decretado em 2003.

Casado há 54 anos com Maria Benedicta Rodrigues, é pai de cinco filhos: o primogênito Ernani Marcos Rodrigues, Maria Helena Rodrigues, João Henrique Rodrigues, Ladislau Cesar Rodrigues e o caçula Jerônimo Alexandre Rodrigues.

Avô de 11 netos, o homenageado, segundo Carlinhos, sempre ajudou as pessoas que precisam sem medir esforços na luta pelos direitos dos idosos. "Piracicaba tem a honra de homenagear um "piracicabano" com tanta generosidade e garra", ressalta o vereador.

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.