15/1/2016 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O prefeito Gabriel Ferrato e a Associação Ilumina assinaram nesta segunda-feira (11) o convênio entre a Prefeitura de Piracicaba e a instituição para atendimento oncológico de pacientes do SUS. Amparado na lei 8.375/15, o documento prevê o atendimento de baixa complexidade de pacientes em fase pré-diagnóstica ou diagnosticados com câncer, encaminhados pela Secretaria de Saúde.
O convênio inclui a oferta de consultas médicas nas áreas de mastologia, ginecologia oncológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, cirurgia de pele, cirurgia oncológica infantil e cirurgia oncológica geral em outros tipos câncer e clinica de dor oncológica (acupuntura). Com validade de um ano, o convênio irá custar R$ 9.341,20 mensais aos cofres da prefeitura.
A parceria contará ainda com atendimento em enfermagem oncológica, com a oferta de curativos e acompanhamento da evolução da ferida/cicatriz e atendimento de enfermagem em ostomia, com profissional especializado para avaliação do paciente com estoma, compreendendo a mensuração do estoma, reconhecimento de alterações do estoma e da área periestoma, adaptação e trocas de dispositivos coletores dos excrementos, apoio emocional e ações de educação em saúde aos pacientes e seus familiares. Outro diferencial serão os programas Amigos da Saúde e Grupo Antitabagismo.
Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) encaminhados pela Secretaria de Saúde para tratamento oncológico na Ilumina irão contar ainda com equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, com atendimento coadjuvante para o enfrentamento da doença. “Na minha visão, a equipe multidisciplinar é a mais importante nessa parceria”, destacou o prefeito Gabriel Ferrato durante a assinatura do convênio.
De acordo com o prefeito, a população de Piracicaba terá um ganho na área oncológica. “Com cerca de R$ 100 milhões em investimentos nos últimos três anos, conseguimos equacionar a questão da saúde em Piracicaba, mas não dá para ir além. Essa parceria com o Ilumina irá agregar em um setor no qual não conseguimos suprir de maneira mais adequada, trabalhando de forma integrada com nosso sistema”, disse.
Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, a parceria irá ampliar os serviços oferecidos à população. “Quase 25% das pessoas morrem de câncer. O Ilumina presta um serviço relevante a Piracicaba; serviço esse que vai ficar melhor com esse convênio, colocando a entidade como parte do SUS”.
Presidente da Ilumina, Euclides Libardi ressaltou a importância do convênio. “Precisávamos realmente desta parceria com a prefeitura, que acredito será apenas a primeira”. Para Adriana Brasil, diretora clínica da Associação Ilumina, quem mais ganha com o convênio é a população. “Teremos mais acesso da população que necessita de nossos serviços por conta do encaminhamento adequado da rede e o segundo ponto é a valorização da equipe multiprofissional. É um SUS realmente humanizado, com profissionais à disposição dos pacientes em todos os aspectos”, afirmou.