12/11/2014 - Piracicaba - SP

Paiva pede campanha nacional pelo combate ao racismo no trabalho

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Moção de apelo do vereador foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira.

Foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (10) a moção de apelo 221/2014 ao Ministério do Trabalho e Emprego, para que promova uma campanha nacional pelo combate ao racismo no ambiente de trabalho. De autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), a iniciativa visa incentivar as denúncias de ocorrência de preconceito racial ––sejam elas nítidas ou discretas–– e salientar a importância de ações educativas, que abranjam desde os ambientes familiar e escolar até o de trabalho.

Apesar de a discriminação racial ser considerada crime pela Constituição Federal e também pela lei 7.716/29189, ainda é realidade no Brasil. Em pesquisa de opinião feita pela Fundação Perseu Abramo em 2003, 87% dos entrevistados admitiram que há racismo no país, mas apenas 4% se reconheceram como racistas, demonstrando, como ressalta Paiva, que o racismo existe não pela consciência de quem o exerce, mas, sim, por conta dos efeitos que provoca nas vítimas dele.

O vereador aponta que a discriminação racial está presente em todos os lugares e é verificada comumente no ambiente de trabalho, como mostram casos como o de um empregado de uma empresa de Blumenau (SC) que sofreu humilhações e discriminação de caráter racial pelo seu superior hierárquico e por colegas. São exemplos de situações de preconceito que acontecem rotineiramente no país, salienta Paiva.