16/12/2015 - Piracicaba - SP

CCZ realiza ação educativa na Praça José Bonifácio

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Com o objetivo de informar sobre as diversas doenças, agravamentos causados à população por diferentes espécies animais e as formas de combate, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na segunda-feira (14), das 10h às 14h, uma exposição educativa na Praça José Bonifácio.

No local uma equipe formada por um educador em saúde e por um agente de controle de zoonoses, distribuiu folhetos informativos sobre o combate de carrapatos, escorpiões, morcegos e roedores, animais que podem provocar vários tipos de doenças, como a febre maculosa. Também foram realizadas orientações sobre o projeto Castração Legal, Guarda Responsável de Animais e Saúde Animal, com o objetivo de reduzir a população de cães e gatos no município.

O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika também foi demonstrado na exposição. Além disso, forma colocados no local banners informativos orientando quais os tipos de criadouros e a maneira de combatê-los. Outro item que chamou a atenção e despertou a curiosidade dos visitantes foi a caixa de sinantrópicos, que contava com exemplares de morcegos, escorpiões, aranhas, caramujos e carrapatos.

De acordo com a médica-veterinária e diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, a ação educativa visou orientar a população sobre malefícios que são provocados por diferentes espécies como insetos, roedores, morcegos, cães e gatos. “Todos esses animais podem transmitir graves doenças e elas podem ser prevenidas muitas vezes através da mudança de hábitos da população”, salienta a médica.

Ainda segundo Eliane, a exposição foi realizada neste período devido ao grande fluxo de pessoas no local, por conta das festas de fim de ano.