19/1/2016 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O Comitê Municipal de Combate à Enchente, da Prefeitura de Piracicaba, formado pelas secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Obras (Semob), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Guarda Civil Municipal, continua com esquema especial de recuperação emergencial pós-enchente na cidade.
Cinco equipes de limpeza, com máquinas como trator e caminhão-pipa, trabalhando na Rua do Porto, Bongue (estrada e bairro) e três pontos em Santa Teresinha (próximo à ponte velha, Vila Rios e IAA). Os serviços são acompanhados pela Defesa Civil.
Também há 11 equipes - seis, da Semob; três, do Semae; duas, da empresa Águas do Mirante - executando tapa-buraco emergencial nas vias: avenida Dona Francisca, avenida Jaime Pereira, Anel Viário, avenida Rio das Pedras, avenida Cristovão Colombo e avenida Armando de Salles Oliveira.
O prefeito Gabriel Ferrato acompanhou nesta manhã o início dos serviços e ressaltou que a medida prioriza a limpeza, liberação do trânsito e bem-estar da população. “Vários pontos com problema de asfalto ou limpeza já foram identificados e a Prefeitura está tomando as medidas necessárias para restabelecer os acessos e segurança para a população. A população pode contribuir pelo 156 com os locais para que a Semob possa fazer a programação dos reparos e limpeza”, explicou.
Gabriel reconheceu que o volume de chuvas favoreceram o aparecimento de vários buracos no asfalto da cidade. “Porém é visível que esse efeito foi minimizado devido ao trabalho intenso nas diversas etapas de recapeamento em diversos pontos da cidade, por meio do Plano Municipal de Recapeamento e vamos continuar com esse trabalho”, afirmou o prefeito. Dessas etapas, 9 já foram concluídas e 4 estão em execução (10,11,12 e 13), e mais duas - 14 e 15 - em contratação.
Caso populares identifiquem a necessidade de serviços de limpeza ou tapa-buracos, devem entrar em contato com a Prefeitura, pelo telefone 156.
As famílias que foram afetadas pela enchente e estão passando por dificuldades devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) - ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) - de sua região, onde a equipe de assistentes sociais fará o acolhimento e a triagem para verificar qual tipo de encaminhamento deve ser dado em cada caso.