1/7/2014 - Piracicaba - SP
17 unidades de PSF passam por avaliação do PMAQ
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
17 unidades de PSF (Programa Saúde da Família) passaram por avaliação sob os critérios do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica). A reunião ocorrida nesta segunda-feira (30) contou com representantes da DRS-X (Departamento Regional de Saúde), coordenação da Atenção Básica Municipal e funcionários das 17 unidades avaliadas: Astúrias, Boa Esperança I e II, Bosques do Lenheiro, Campestre, Chapadão I, Sol Nascente, IAA I, Itapuã II, Jaraguá I, Jardim Oriente, Jardim Vitória, Santa Rosa I e II, São Francisco, Serra Verde e Tupi.

O Programa visa avaliar o serviço prestado pela Atenção Básica com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento, garantindo assim um padrão por meio de um conjunto de estratégicas de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O PMAQ eleva o repasse de recursos federais para os municípios participantes que atingirem essa melhora no padrão de qualidade no atendimento. As equipes bem avaliadas poderão receber até R$ 11 mil a mais, por mês.
A avaliação é feita em três etapas: análise da própria equipe sobre o trabalho que desenvolvem, desempenho em 24 indicadores de saúde e desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitam as equipes de saúde.