Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

4/6/2012 - Piracicaba - SP

Impasse Sobre Tombamento De Casas No Monte Alegre Continua




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de piracicaba

 tarde do último sábado (2) foi de esclarecimentos para os moradores do bairro Monte Alegre. O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), esteve conversando com a população sobre o processo de tombamento do bairro anunciado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

 De acordo com o encontro, realizado nas dependências do Centro Comunitário do Monte Alegre, os moradores estão aflitos porque muitos deles estão sendo questionados pelo Ministério Público porque alteraram a fachada original do imóvel. Morador há 20 anos no local, o aposentado Antônio Rodrigues argumenta que nenhum cidadão do Monte Alegre foi comunicado pela Prefeitura, ou Codepac, de que o bairro está em processo de tombamento. “Veja a situação em que nos encontramos: estão querendo tombar as casas do bairro, mas muitos de nós (moradores) já reformamos o imóvel como a troca de janelas, portões, telhado. Caso a ideia seja concretizada, quem é que vai pagar uma possível restauração?”, diz, indignado.

 O vereador João Manoel dos Santos está intermediando o assunto com a Prefeitura.

Na reunião foi lida uma resposta assinada por Isaura Masuti, chefe de gabinete do prefeito, sobre o requerimento do parlamentar questionando uma possível audiência dos moradores do Monte Alegre com o Executivo. O texto informa que o prefeito Barjas Negri (PSDB) está aguardando a conclusão de um estudo iniciado pelo Codepac para poder receber os representantes do bairro num futuro encontro, que discutirá a situação dos moradores daquele espaço, proprietários de casas antigas.

 A população, segundo João Manoel, está apreensiva com o possível tombamento dos imóveis residenciais “É justa a reivindicação para anular o tombamento, porque eles não têm condições de pagar por restaurações. Quem é que vai pagar a conta, caso as casas sejam tombadas? A Prefeitura que não é!”.

 Proposta dos moradores

 Os residentes no Monte Alegre querem a intervenção da Câmara de Vereadores de Piracicaba para que somente seja tombado os prédios públicos, ruas e avenidas, alguns deles já preservados. João Manoel solicitou aos presentes para aguardarem o resultado do estudo que está sendo feito pelo órgão, para aí, sim, encontrar uma alternativa sobre o impasse. Esta foi a segunda conversa realizada entre o presidente da Câmara e a população do bairro, interessada no cancelamento do processo de tombamento das residências.

>


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.