Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

9/9/2014 - Piracicaba - SP

Gabriel Ferrato anuncia pacote ambiental




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O prefeito Gabriel Ferrato anunciou hoje (8) um pacote ambiental envolvendo recuperação de mata ciliar, preservação de nascentes e redução de perdas hídricas em Piracicaba. A execução dos projetos será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), em parceria com várias entidades públicas e privadas, municipais e estaduais. A iniciativa conta com a colaboração da Câmara de Vereadores de Piracicaba, para que a Prefeitura possa dispor de recursos para novos serviços ambientais.

“Em linha com as preocupações da sociedade, estamos ampliando o leque de projetos para a preservação dos recursos hídricos em nossa cidade, com a preservação de nascentes em sub-bacias na área rural, a recuperação de mata ciliar do ribeirão Godinhos, importante afluente do rio Corumbataí - que nos tem assegurado água nesse período atípico de estiagem - e o combate às perdas de água no município”, afirmou o prefeito.

De acordo com o Projeto de Lei a ser encaminhado ao Legislativo, a Prefeitura poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada para preservação de nascentes em áreas particulares, as quais podem estar comprometidas, mas são recuperáveis, garantindo, assim, novas fontes de abastecimento hídrico. O PL foi estudado, originalmente, pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB), com base em experiências que já estão em andamento, com sucesso, em Extrema, no sul de Minas Gerais, proporcionando grande benefício à população local, principalmente em períodos de escassez de água, como este que atinge o sudeste do país.

A segunda ação será a recuperação da mata ciliar do ribeirão Godinhos, afluente do rio Corumbataí. Embora se trate de uma área particular, estudos indicam que pode ser um excelente projeto-piloto para ações futuras de preservação das bacias do PCJ. De acordo com técnicos da Sedema, o ribeirão corta 66 hectares, o que demandará o plantio imediato de, aproximadamente, 60 mil mudas, em uma área de preservação permanente (APP) de 50 metros de margem da nascente e mais 30 metros de margens ao longo do leito, como orienta o Código Florestal. “Este projeto abre a perspectiva do município encontrar alternativas para preservar, com mais qualidade, os recursos hídricos”, acrescentou o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal.

De acordo com o Plano Municipal de Recursos Hídricos de Piracicaba, elaborado em 2011, a microbacia do Godinhos está 100% situada em território piracicabano, tem 2.237 quilômetros de extensão e 60 nascentes. Porém, parte de suas margens foi tomada pela cana-de-açúcar. Conforme levantamento, 47% das APPs que o cercam têm florestas remanescentes. Ou seja, metade está preservada. Este trabalho de recuperação conta com a parceria das seguintes entidades e empresas: Afocapi/Coplacana, Cati, Cetesb, Raízen, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e Secretaria Municipal de Finanças (Semfi).

A terceira iniciativa é o Plano de Combate de Perdas Físicas de Água, a ser executado em 21 etapas, que serão licitadas e implantadas de acordo com o cronograma de investimentos do Semae, que trabalhará com recursos próprios e buscará alternativas de financiamento dos governos federal e estadual, Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), cobrança pelo uso da água, entre outros. A primeira etapa será na região de Santa Terezinha, no sistema Boa Esperança – Reservatório Elevado. A meta, neste caso, é reduzir pela metade o número de reclamações sobre vazamentos, que chega a 40 por dia. O investimento será de R$ 755 mil.

Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae, destaca: "Já contamos com 100% de distribuição de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Agora é o momento de focarmos nas perdas. O Plano Diretor de Perdas Hídricas, elaborado em 1998 e revisado em 2006, com um diagnóstico genérico, teve diversas ações executadas durante esse período. Com o crescimento populacional e a problemática da gestão eficiente dos recursos hídricos, o Semae sentiu a necessidade de planejamentos cada vez melhores da distribuição de água, especialmente em casos como o de Piracicaba, que tem sistemas em operação com idades superiores a 100 anos. Para isso, foi contratada a revisão do Plano de Redução de Perdas Físicas, concluído neste ano, que fez um diagnóstico do sistema existente e propôs ações com o objetivo de reduzir em mais da metade as atuais perdas físicas, num horizonte de 20 anos. Como é um prazo longo, o prefeito Gabriel Ferrato determinou que estudássemos alternativas de financiamento para executar as ações previstas no menor prazo possível”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.