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27/11/2012 - Piracicaba - SP

Fórmula SAE Brasil-Petrobras estreia categoria de carros elétricos




assessoria de imprensa Engenho da Notícia

Competição reunirá estudantes de 30 de novembro a 2 de dezembro, no ECPA

 A 9ª edição da Fórmula SAE Brasil-Petrobras, competição que reunirá 31 equipes de estudantes do Brasil e será disputada entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP), estreará a Categoria Elétrica de carros tipo fórmula. Quatro veículos elétricos projetados e construídos por estudantes de engenharia estão inscritos para participar do evento.


Os carros elétricos são de quatro equipes formadas por estudantes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, e do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo/SP, esta responsável pela construção do primeiro carro fórmula elétrico do Brasil, apresentado na competição em 2011.


Na tradicional categoria de motores a combustão, a Competição registrou recorde de inscrições, com 27 equipes (22 em 2011). Ao todo, a prova reunirá 31 equipes, que somam mais de 600 universitários de 27 instituições de ensino de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

Em Piracicaba, todos os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.



Elétricos - Para a Categoria Elétrica os juízes seguirão rígidos critérios de segurança na parte de construção do veículo, disposição de fios, chaves e botões que possibilitam acessar o carro de forma segura. Os carros deverão utilizar baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será realizado em área reservada com alto nível de segurança, em tomada de 220 volts trifásico, adequada para alimentar os carregadores das baterias.

Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE International, em 2013, nos Estados Unidos: no primeiro semestre, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na Elétrica). A Formula SAE Lincoln também marcará a estreia da SAE International na Categoria Elétrica em suas competições.

 

Especialização - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção dos veículos devem obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

 

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.

 

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE Brasil proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE Brasil.

 

Conheças as equipes inscritas:

 

SUL
Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador URFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville – equipe Fórmula Cem

SUDESTE
Minas Gerais – (4 equipes / 4 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula Cefast
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de Itajubá campus Itabira – equipe Iron Racers
Universidade Federal de Itajubá campus Itajubá – equipes Cheetah Racing e Cheetah Racing Elétrico

Rio de Janeiro - (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Icarus Michelin UFRJ
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF campus Volta Redonda) – equipe Ufformula

São Paulo – (14 equipes / 11 instituições)
Grande São Paulo
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – equipes Fórmula FEI e Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista – equipe Fórmula UNIP
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) – equipe Poli Racing

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC USP
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipes V8 Racing e B’energy (elétrica)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipes FSAE-Unicamp e Unicamp E-Racing (elétrica)
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Guaratinguetá – Unesp Rancing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Ilha Solteira – Fênix Racing
Universidade Federal de São Carlos – equipe Fórmula Route
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipe Fórmula ITA


CENTRO-OESTE
Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing

NORDESTE
Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia – equipe KRT UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB

 

Programação
Dia 30/11 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído - das 9h às 16h
Dia 1/12 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad) e auto cross - das 9h às 16h
Dia 2/12 (domingo) – Enduro de resistência - das 9h às 12h



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