7/3/2019 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba - por meio de uma força-tarefa entre a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Serviço de Agua e Esgoto (Semae) e Defesa Civil -, realizou nesta sexta (01/03), mais uma limpeza no Córrego da Colônia.
A limpeza foi feita no trecho da Travessa Liberdade onde duas aduelas estavam obstruídas por lixo, galhos, colchões, entulho e pedaços de madeira. Foram necessárias três viagens para transportar 24 toneladas de lixo e, assim, desobstruir a tubulação.
A Prefeitura disponibilizou uma equipe de funcionários e diversos equipamentos, como uma escavadeira hidráulica do Semae, um caminhão com prancha da Sema - para transportar a escavadeira hidráulica, um caminhão truck da Sedema. A ação contou com apoio da empresa Ecoterra, que cedeu um caminhão pipa para lavagem do barro da rua após a operação.
Muito material foi retirado do Corrego da Colônia nesta sexta-feira
Lixo, entulho, muito materiais descartados de forma incorreta, acabam transportados para os leitos dos córregos e se enroscando em galhos nas margens, causando pontos de transbordamento. De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, nas muitas ações conjuntas de limpeza que a Prefeitura vem executando, muitos desses materiais estão sendo retirados de dentro dos córregos.
Odair comentou ainda que “essas situações acabam trazendo problemas sérios para o município, principalmente alagamentos causados pela obstrução”. O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, além de causar alagamentos, mau odor e poluição visual.
Recentemente, a Prefeitura - através da Sedema, plantou 55 novas árvores no entorno do Córrego da Colônia, no trecho compreendido entre as Ruas Arthur Madeira e do Enxofre logo após uma ação de limpeza do córrego para tentar impedir novos descartes.
O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, lembrou que é necessário um engajamento da população para evitar o descarte em áreas inapropriadas. “Não há necessidade alguma desses materiais serem descartados em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. O município dispõe de uma rede de serviços disponíveis para a população sem nenhum custo: coleta regular de lixo doméstico, coleta seletiva, cata cacareco e outros. E ainda temos oito Ecopontos aptos para receber restos de construção civil e vários outros tipos de resíduos”, afirmou.
Foram necessárias três viagens para levar todo o material retirado: 24 toneladas de lixo
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.