Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

9/5/2013 - Piracicaba - SP

"Farmacêutico na Praça" acontece neste sábado (11)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

No próximo sábado (11) acontecerá na Praça Jose Bonifácio, das 08 às 12h, a campanha‘Farmacêutico na Praça’ evento do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e da Prefeitura Municipal de Piracicaba com apoio da ONG Saúde em Vida.

O evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre temas relacionados ao uso correto de medicamentos e o perigo da automedicação; informações sobre prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, diabetes e dengue; descarte correto de medicamentos entre outros.

Serão realizadas na sexta-feira (10), palestras à comunidade ministradas pelas farmacêuticas da cidade. As palestras acontecerão simultaneamente, às 9h, na UBS Centro, USF 1º de Maio e CRAB Mario Dedini com o tema “Remédio não é brinquedo”.

Os dois dias serão realizados em cumprimento à uma Lei Municipal de 2008, que institui a Semana de Assistência Farmacêutica no Calendário Oficial do Município, a qual devem ser realizadas atividades educativas junto à população, referentes ao Uso Correto de Medicamentos.

No sábado (11) cerca de 40 profissionais, farmacêuticos voluntários e farmacêuticas da prefeitura estarão na Praça José Bonifácio atendendo à população. Na ocasião serão realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão e testes rápidos de Hepatite C.

Profissionais farmacêuticos e voluntários realizarão exames de aferição de pressão arterial, medição de taxa glicêmica e exames de hepatite C.

De acordo com a coordenadora a coordenadora do departamento de Assistência Farmacêutica da cidade, Milena Abdelnur Ruggiero, “cartilhas informativas serão distribuídas para que as pessoas possam esclarecer dúvidas sobre o uso correto dos medicamentos, os perigos da auto-medicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e o controle de doenças crônica”.

 

HIPERTENSÃO, DIABETES E HEPATITE C

Considerada uma das principais causas de morte no mundo, a hipertensão é uma doença silenciosa, pois é assintomática. A doença se caracteriza pela elevação persistente de pressão a valores iguais ou maiores que 14 por 9, atingindo cerca de 600 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em media 25% da população brasileira é hipertensa e a incidência maior ocorre na terceira idade (50%), de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Sem o controle adequado, a hipertensão pode causar sérios danos a órgãos vitais como coração, cérebro, rins e olhos. A doença é responsável pó 47% dos infartos, 54% do AVCs (acidente vascular cerebral – derrame) e 37% dos caso de insuficiência renal, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).           

A OMS estima que o diabetes atinja cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. No Brasil esses números são de aproximadamente 10 milhões, das quais 50% das pessoas desconhecem a doença de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabete (SBD). Existem vários tipos da doença, o diabetes mellitus tipo 2 - o mais frequente responsável por 90 a 95% dos casos. Apesar de ser séria e incurável, essa forma de doença pode ser prevenida e uma vez diagnosticada tratada e controlada é possível garantir a qualidade de vida do paciente. A prevenção da doença se dá a partir dos conhecimentos e controles dos fatores de riscos modificáveis. A hereditariedade é o principal deles, porém, a obesidade, o sedentarismo e má alimentação também devem ser considerados.

A Hepatite C é considerada, pela gravidade como sendo uma epidemia silenciosa, de lenta evolução é a mais perigosa das hepatites, sete  vezes mais infecciosa que a epidemia da imunodeficiência humana (HIV/AIDS) sendo que a sua transmissão ocorre principalmente pela via parenteral e os exames para detecção do vírus só se tornaram disponíveis comercialmente a partir de 1992, e já terem infectados aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.