Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

9/4/2014 - Piracicaba - SP

Exposição na Câmara celebra os 25 anos do espetáculo Paixão de Cristo




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Amigos da Fotografia de Piracicaba apresentam 100 fotografias até 30 de abril

Despertar a emoção por meio de imagens fortes e vibrantes, que trazem à tona a vida e morte de Cristo, é um dos motes da exposição Paixão de Cristo, Uma Paixão, aberta nesta terça-feira (8) no hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores. Mas a intenção dos Amigos da Fotografia de Piracicaba também é a de permitir que as 100 peças expostas provoquem o interesse por um dos maiores espetáculos a céu aberto do país, realizado há 25 anos na cidade pela Associação Cultural e Teatral Guarantã.

Em cartaz até 30 de abril com entrada gratuita, a exposição é carregada de cores e possibilidades, a exemplo da alta carga dramática impressa pelos atores em cena no Engenho Central. Para a produção do material, os fotógrafos acompanharam dos primeiros aos últimos passos do elenco, num processo que durou quatro meses e passou pela escolha dos protagonistas, intensificação dos ensaios, distribuição dos figurinos e apresentação ao público. 

Esta é a segunda vez que as fotos da Paixão são expostas (a primeira foi durante o próprio espetáculo, no ano passado). A diferença é que, agora, as fotografias abordam exclusivamente as cenas da montagem. Houve também a preocupação em selecionar novos ângulos, logo, o que se vê é uma mostra distinta da apresentada em abril de 2013.

Sob curadoria do historiador da Câmara, Fábio Bragança, assinam as produções os irmãos gêmeos Aristeu e Haroldo Victor, Fran Camargo, Jorge Kiehl Castro, Fábio Eduardo Maule, João Carlos Nascimento Ferreira, Antônio Carlos Benites Rós, Paulo Gomes, Raimundo Nazareno Oliveira, Jeferson Tonine, Giseli Rosa e Thais Degaspari.

Vencedor de concursos fotográficos no Brasil e no exterior, Fran Camargo é um dos integrantes dos Amigos da Fotografia, composto por 18 pessoas. Ele destaca que a preocupação do grupo é o aprimoramento do olhar e das técnicas fotográficas e o compartilhamento dos resultados. “Ver essas imagens no Facebook é legal, mas todas as fotos parecem iguais. Numa exposição como esta, é possível perceber os tons e os contrastes, detalhes que são imperceptíveis no monitor do computador”, declarou.

Fran acredita que a função das imagens é divulgar a cultura local, as artes cênicas de uma forma geral, o espetáculo produzido pela Guarantã e o nome da cidade. “Queremos movimentar”, disse, ao citar a exposição Meet Brazil in Lunteren - Nedherlands, realizada em 2011 na cidade de Lunteren, na Holanda. “Continuamos este ano a parceria com a Guarantã e vamos fotografar novamente o espetáculo”, declarou o fotógrafo, que ainda estuda com o grupo o local em que as obras estarão expostas.

Durante a abertura da mostra, o ator Fábio Jordão Malosso contemplava a seleção de imagens. Sua figura estava presente em pelo menos metade das fotografias, já que ele foi o escolhido pelo diretor Carlos ABC para interpretar Jesus Cristo em 2013. Há cenas carregadas de alegria, como o Domingo de Ramos, o encontro com as crianças, o milagre da ressureição de Lázaro e o batismo nas águas do rio Jordão por João Batista. As fotos também são repletas de tensão, como o julgamento diante de Pilatos e Herodes, a tentação do diabo no deserto e o caminho do calvário, que culmina com a crucificação. “Pelas fotos é possível perceber os momentos de maior emoção do espetáculo e as cenas que preciso melhorar na interpretação. A aproximação dos fotógrafos nos incentiva a fazer um bom trabalho”, avaliou Malosso.

Thais Degaspari, uma das quatro integrantes da ala feminina dos Amigos da Fotografia, explica que os fotógrafos se empenharam na seleção das imagens para a mostra da Câmara. “Estou no grupo desde o início da formação e participei de várias exposições. Em especial na Paixão de Cristo, destaco o entrosamento para a produção das fotografias. Foi um trabalho emocionante, porque o espetáculo é impar, com cenas marcantes, o que pode ser notado no material que apresentamos ao público.”

Conforme destacou Fábio Bragança na abertura – que teve a presença do presidente da Guarantã, Sérgio Regonha – está garantida uma nova exposição dos Amigos da Fotografia de Piracicaba para o próximo ano. Bragança foi apresentado ao grupo pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que também sugeriu a exposição com o diretor de teatro Carlos ABC, responsável pela mostra de presépios entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.