2/8/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A exposição itinerante ‘Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba’, chega nesta quarta-feira (1º de agosto) à Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A exposição ficará montada na Biblioteca até o dia 20 de agosto e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e de sábado, das 8h às 12h.
A exposição - formulada pelo arquiteto Marcelo Cachioni e desenhada por ele e por estagiários de arquitetura que atuaram no Departamento de Patrimônio do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) – é composta por painéis de 1,60m x 0,80m contendo dados históricos, fotos, desenhos e demais dados dos edifícios mais representativos tombados em Piracicaba.
Uma montagem mais simples já havia sido exposta 4 vezes, sendo que no Museu ‘Prudente de Moraes’ foi vista por mais de 2.500 pessoas, em 3 meses no ano de 2006, além de montagens no Engenho Central, UNIMEP - Campus de Santa Bárbara D’Oeste e Instituto Atlântico de Ensino. Os primeiros painéis foram confeccionados com material frágil e houve a necessidade de novo projeto para execução.
Esta montagem atual já foi exposta no Engenho Central, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, no Casarão do Turismo e no Núcleo de Educação Ambiental do Mirante.
Os painéis foram projetados em programa de editoração com a inserção de textos e registros iconográficos e desenhos realizados por computador. Para a realização houve extensa pesquisa de iconografia para a escolha de imagens importantes do ponto de vista histórico, realização de desenhos das fachadas de todos os imóveis e reunião de informações. Houve também pesquisa histórica e produção de textos para a inserção nos painéis.
Segundo Cachioni, o objetivo principal é divulgar a história dos imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba - CODEPAC, Condephaat e IPHAN, para que a população conheça melhor seu patrimônio histórico-cultural. “A exposição deverá ser uma experiência educacional interessante, pois é possível divulgar as informações com recursos visuais sobre os bens tombados, e desta forma familiarizar o tema junto à população. A intenção principal da exposição ser itinerante é a possibilidade de ser montada em qualquer espaço que queira receber.”
A Biblioteca está localizada na Rua Saldanha Marinho, 333.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.