12/9/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Aluna do curso de Rádio, TV e Internet da Unimep, Julia Loschi conquistou o principal prêmio concedido a trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação.
Julia Loschi de Souza, aluna do curso de Rádio, TV e Internet da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e estagiária da Câmara, ganhou o prêmio na categoria de melhor roteiro de ficção da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) 2013. Trata-se do principal prêmio concedido no Brasil a trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação.
O anúncio dos vencedores da Expocom 2013 aconteceu no último sábado (7), em Manaus (AM). Trabalhos representantes das cinco regiões brasileiras disputaram o prêmio ––o de Julia se qualificou para a etapa nacional após vencer a seletiva do Sudeste. A finalíssima teve início na quinta-feira (5), com a apresentação dos projetos classificados a um júri composto por três especialistas na área.
Em Manaus, Julia defendeu o trabalho "O Covil", que teve como coautores os estudantes Arthur de Grecci Moraes, Gisele Ferraz Patracão, Carolina de Oliveira Castanheira e Fernando Henrique de Sá Araújo e como orientador o professor Fernando Biscalchin. "O Covil" é uma série de TV que explora, a cada capítulo, a obra de um compositor brasileiro.
"A ideia é de que cada episódio da série, que chamamos de "unitário", fosse independente um do outro, contando, cada um, uma história, com a apresentação dos personagens, o desenvolvimento e a conclusão dentro de um mesmo episódio", explica Julia.
Além de traçar a sequência de toda a série, caso ela seja levada ao ar por uma emissora de TV, o grupo de Julia produziu um "piloto" para desenvolver o projeto na prática. Foi justamente o roteiro desse episódio-teste ––chamado "Tango do Covil" e apresentado, no ano passado, como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Rádio, TV e Internet na Unimep–– que fez a equipe vencer a etapa da região Sudeste da Expocom, em julho, em Bauru (SP), e a nacional, agora, em Manaus.
INSPIRAÇÃO EM COMPOSITORES - Reconhecido com a conquista em nível nacional, o roteiro apurado é o destaque de "Tango do Covil", que conta a história de um bordel dos anos 50 tendo, como pano de fundo, canções de Chico Buarque. "Nós nos inspiramos nele porque, na monografia que serviu de base para concluir esse projeto, estudamos "Amor em 4 Atos", que foi uma série produzida pela Rede Globo em 2011 que também se inspirou no Chico Buarque. A diferença é de que, na nossa, não reproduzimos à risca o que as músicas dele falavam. Apenas fomos pegando algumas características e criando os personagens", diz Julia.
Há quatro personagens na trama: a protagonista Geni (que é uma prostituta, tal como em "Geni e o Zepelim") e os três clientes que se relacionam com ela: um delegado de polícia (inspirado nas músicas "Mulheres de Atenas" e "Cotidiano"), um poeta (com trejeitos tirados de "Atrás da porta" e "Eu te amo") e um malandro (baseado em "Suburbano coração").
O grupo de Julia preferiu gravar todo o piloto ambientado em um só quarto, com as histórias se desenvolvendo aos poucos, de forma intercalada, numa narrativa não-linear. Atores de Sumaré e Piracicaba interpretaram os personagens de "Tango do Covil", após terem sido selecionados em testes.
NA EXPOCOM - Ao defender o trabalho em Manaus, Julia teve 15 minutos para expô-lo a uma banca de três jurados, que, na sequência, fizeram perguntas à estudante. Bem avaliada, a apresentação da quinta-feira gerou expectativas positivas para o anúncio dos vencedores, dois dias depois. "Estava confiante. O professor que acompanhou, Fernando Biscalchin, estava muito positivo, falando que a história estava bem legal."
No sábado, ao ouvir que "O Covil" fora o vencedor do prêmio Expocom na categoria de melhor roteiro de ficção, Julia comemorou bastante. Afinal, o currículo da jovem de 24 anos passa a carregar o maior reconhecimento dado no Brasil a trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação. "Acredito que isso me ajude a conseguir um emprego bom quando terminar o estágio aqui, em dezembro", diz a estudante, que tem como objetivo atuar numa produtora de grande porte de São Paulo, "por ter uma dinâmica maior de traballho e por querer lidar com a produção de comerciais".
Na Câmara desde maio de 2012, Julia começou seu estágio no Departamento de Comunicação, sob os cuidados do jornalista Carlos Eduardo Gaiad, e hoje está no Cerimonial, dirigido por Evandro Evangelista. A universitária foi contratada pelo convênio mantido entre o Legislativo municipal e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
A tradição de anos em integrar ao seu quadro de funcionários estudantes que estejam nos ensinos médio, técnico e superior já rendeu à Câmara dois prêmios como a melhor instituição pública para estagiar no Brasil. O prestígio faz com que mais de 90% dos estagiários que passam pelo Legislativo consigam colocação no mercado de trabalho assim que deixam a Casa. "Eu gosto de trabalhar na Câmara. Considero que, aqui, cresci bastante", conclui Julia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.