Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2012 - Piracicaba - SP

Dia Do Idoso É Comemorado Em Solenidade No Teatro Do Engenho




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Falas que sintetizaram o reconhecimento de quem homenageou e o agradecimento de quem teve os feitos de sua vida lembrados marcaram a solenidade em Piracicaba em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em todo o país nesta segunda-feira (1º). De iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), o evento realizado na tarde deste domingo (30), no Teatro Municipal "Erotídes de Campos", no Engenho Central, enalteceu a atuação de dez pessoas ligadas a associações e entidades voltadas à terceira idade. "São exemplos de vida para a gente", resumiu Bandeira, que promove a reunião solene, criada pelo ex-vereador José Otávio Menten, há oitos anos, desde o início de seu primeiro mandato, em 2005.

O parlamentar usou o exemplo de uma mulher que conheceu esta semana para exprimir um desejo que espera concretizar no futuro. "Num grupo de terceira idade, encontrei uma senhora de 92 anos, totalmente lúcida, que tem família em São Paulo e sai daqui sozinha, toma o ônibus, desce no Terminal do Tietê, pega o metrô e vai até a casa da filha sem depender de ninguém. É muito gratificante vermos isso. Quero um dia chegar a essa idade e poder ter uma lucidez assim. E, principalmente, ter proporcionado pelas iniciativas pública e privada a qualidade de vida que me permite participar de eventos como este, em que é oferecida acessibilidade."

O vereador, por sinal, destacou a estrutura do "Erotídes de Campos". "É um teatro maravilhoso, com sanitários acessíveis e acessibilidade total às dependências, tanto na parte de baixo quanto, por elevador, na parte de cima. O próprio palco tem uma plataforma elevatória", comentou. "É uma grande satisfação vermos todo esse processo pelo qual a administração municipal tem passado ao longo dos últimos sete anos e meio. Eu, não só como vereador, mas como uma pessoa com deficiência, pude participar desse processo de conscientização da nossa sociedade, de que os espaços públicos têm por obrigação oferecer, além da acessibilidade, conforto e qualidade para as pessoas que têm mobilidade reduzida, na qual se encaixam os idosos.

Ao todo, seis mulheres e quatro homens, indicados pelas associações e entidades às quais pertencem, foram homenageados pela Câmara na cerimônia deste domingo. Diplomas de reconhecimento de mérito foram entregues a Josias Meira Silva, da Associação dos Aposentados e Pensionistas Eclética; Maria Cristina Gatti Godoy Sartori, da Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep; Maria do Carmo Brochini Alves Marinho, do Lar dos Velhinhos; Vera Lígia Aldrovandi Sartini, da Casa Geriátrica Anos Dourados; e Antonio Carlos Corrêa de Souza, do Lar Betel.

A relação de contemplados também incluiu Ernesto Segantini, da AGTIP (Associação dos Grupos da Terceira Idade de Piracicaba); José Mariano, do trabalho social com idosos, do Sesc (Serviço Social do Comércio); Ana Maria Pedroso Angeli, do grupo Melhor Idade e Medicina Preventiva da Unimed; Luzia Tavares de Melo, da Associação Viva à Vida; e Therezinha Ferraz Gerdes, do grupo da terceira idade da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

Ao falar em nome dos homenageados, Therezinha afirmou que "saber envelhecer é obra-prima da inteligência e um dos capítulos mais difíceis de escrever na arte de viver". "É difícil, mas prazeroso, porque é a hora em que estamos colhendo aquilo que plantamos", disse ela, ao agradecer o apoio de familiares e amigos "na troca de experiências que aliviam as dificuldades desse capítulo".

Prestigiaram a solenidade Thiago Rozineli, diretor do "Erotídes de Campos"; Marlene de Lima, coordenadora da seleção piracicabana da terceira idade; João Carlos da Silva, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas Eclética; e Maristela Negri Marrano, coordenadora da Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba). A cerimônia ainda teve a exibição de um vídeo, produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara, com um resumo da história de vida dos homenageados, a apresentação do coral da Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep e a execução de quatro músicas ao violino.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.