12/8/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A programação que marcou o Dia da Cidadania e Miséria, evento organizado pelo mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), foi encerrada na noite desta sexta-feira (9) com reunião solene realizada no salão nobre da Câmara. Mais de uma centena de pessoas ––boa parte delas moradores que já viveram em situação de rua–– acompanharam a cerimônia, que contou com homenagens e palestras.
Paiva lembrou que, desde que a data ––criada pela ex-vereadora do PT Ivete Madeira–– foi instituída no calendário do município, este foi o primeiro ano em que ocorreram, durante o dia, atividades que precederam a solenidade na Câmara, à noite. "Apenas a sessão solene, para nós, não trazia a cara à qual o mandato se propôs: de captar a demanda social, dar o atendimento emergencial e, então, gerar políticas públicas."
O vereador destacou a "ousadia" de seu gabinete ao propor a programação, iniciada às 6h, com o oferecimento de café da manhã a moradores em situação de rua na praça Imaculada Conceição, na Vila Rezende. O parlamentar disse que a experiência, além de ter servido como aprendizado para ele e sua equipe, o levou a questionar se não é preciso "dar uma ajuda" à atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Paiva ressaltou que é função da Câmara lutar para elevar os recursos destinados à pasta. "Quem tem de fazer isso somos nós, vereadores. Investir 0,01 por cento do Orçamento do município é o suficiente? A Semdes não merece de nós uma visão mais ampla do papel que pode ter como agente de transformação?", indagou, ao afirmar que atuar como "ferramenta de transformação social é obrigação" dos vereadores "enquanto políticos". A solenidade que encerrou o Dia da Cidadania e Miséria homenageou com diploma de reconhecimento de mérito o Centro de Apoio ao Dependente (Cade), a "Obra de Maria", da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e a Igreja do Nazareno, no IAA. Paiva lembrou, porém, que o ato não significava mera entrega de título, mas, sim, um estímulo à continuidade das ações desenvolvidas pelas três entidades. "Sintam-se estimulados a continuar e dividam com a gente as dificuldades, para que possam ser carregadas por mais mãos", disse o vereador, que colocou seu mandato à disposição dos homenageados. "Vamos buscar sempre ações que consolidem nossa proposta para o Brasil, de que um país rico é um país sem pobreza", concluiu o parlamentar, citando o slogan adotado pelo governo federal. Estiveram presentes na solenidade os vereadores Luiz Carlos Arruda (PV), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, e Francisco Almeida do Nascimento (PT); a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli; o padre Luiz Carlos Carone, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; a voluntária Maria José Rodrigues Berto, do movimento religioso "Obra de Maria"; o pastor titular da Igreja do Nazareno, Eduardo Barbosa de Lima; o pastor Thiago Lima da Silva, representando o Centro de Apoio ao Dependente; e Anderson Lopes Miranda e Gracilvânio Borges de Oliveira, respectivamente coordenador e assessor do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.