6/12/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Ex-professor da Esalq-USP, Paterniani foi contemplado com uma bolsa de estudo da Fundação Rockefeller e, foi ao México para aperfeiçar técnicas de melhoramento do milho.
Projeto de Lei (19/13), de autoria do vereador José Lopes (PPS) aprovado na reunião ordinária de ontem (5) denomina de Ernesto Paterniani, Cidadão Prestante, a antiga Rua 05 (cinco) do Loteamento Santa Terezinha. "Esta propositura visa homenagear de forma pública uma pessoa que dedicou sua vida à pesquisa científica. Pretende-se ainda, com este ato, manter o nome deste cidadão na história de Piracicaba, mantendo ativa a lembrança de seu nome junto a familiares e amigos", destacou o parlamentar na justificativa do projeto.
Biografia
Ernesto Paterniani nasceu em 1928 na cidade de São Paulo, filho de José Paterniani e de Almeirinda De Vita Paterniani, imigrantes italianos. Com um ano de idade a família transferiu-se para Piracicaba, onde Ernesto iniciou seus estudos e os concluiu formando-se Engenheiro Agrônomo em 1950, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).
Em 1951, foi contemplado com uma bolsa de estudo da Fundação Rockefeller, para passar um ano no México aperfeiçoando-se em técnicas de melhoramento de milho no Programa Agrícola Mexicano, precursor do CIMMYT. Em 1957 também com bolsa de estudos da Fundação Rockefeller, passou seis meses na Universidade de Nebraska e mais seis meses na Universidade de Iowa, onde obteve seu título de PHD em Genética e Melhoramento de Plantas.
Retornando ao Brasil foi contratado como professor no Departamento de Genética da ESALQ, onde desenvolveu sua carreira em docência e pesquisa de 1952 a 1983, quando se aposentou.
Durante toda sua vida acadêmica, o Prof. Paterniani desenvolveu novos métados de melhoramento de milho, que proporcionaram a obtenção de inúmeras variedades de milho mais produtivas e adequadas ao clima brasileiro.
Além disso, contribuiu significativamente em assessoria de vários órgãos governamentais, a agencias de fomento à pesquisa e diversas outras instituições no Brasil e no exterior.
Mesmo após a aposentadoria, o Prof. Paterniani continuou atuando como consultor para diversas empresas e instituições brasileiras e estrangeiras, destacando-se sua participação como membro do IICA ( Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – ligado a OEA – Organização dos Estados Americanos), do TAC (Technical Advisory Commmittee), da CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research), da FAO/ONU (Food and Agriculture Organization – ligada a ONU – Organização das Nações Unidas) e mais recentemente como membro do Conselho Administrativo da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O Prof. Paterniani foi nomeado em 1975, Membro Fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e em 1994, Membro Titular da Academia de Ciências do Terceiro Mundo em dezembro de 1994.
Além disso, foi agraciado com diversas condecoração e prêmios, dos quais destacam-se:
- Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico – Presidente da Republica do Brasil – jun/1995 - Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Cientifico – Presidência da República do Brasil – jul/2000 - Medalha Jubileu de Prata – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – 1973 - Prêmio Epitácio Pessoa – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – 1950 - Prêmio – Fondazione Prof. Tito V. Zapparoli – Itália – 1978 - Prêmio Almirante Alvaro Alberto – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – 1988 - Prêmio Frederico Menezes Veiga – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – 1992 - 50º Prêmio Fundação Bunge 2005 (Agronegócios) – Fundação Bunge – ago/2005 - Prêmio da Fundação Conrado Wessel – FCW 2008 de Ciência Aplicada – 2009
O Prof. Paterniani, também foi membro do Rotary Clube da Vila Rezende, onde foi presidente de 1960 a 1970 e depois foi também governador do Distrito Rotário 4620 de 1985 a 1986.
Ernesto Paterniani foi casado com a Prof. Yanned Paulina Stipp Paterniani com quem teve os seus cinco filhos: Maria Lídia (engenheira agrônoma), José Euclides (engenheiro civil), casado com Maria Elisa Zagatto Paterniani, (engenheira agrônoma), Ana Lúcia (médica psiquiatra), Paulo Ernesto (professor de Educação Física) e Ricardo (engenheiro agrônomo).
Seus cinco netos: João Paulo, Stella, Luísa, Felipe e Alice Teresinha sentem enorme orgulho do seu avô.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.