19/2/2014 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Proposta do vereador Paulo Campos (PROS) foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 17
Foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 17, a Moção de Aplausos 29/14, do vereador Paulo Campos (PROS), à unidade local dos Correios pelos 350 anos de serviços prestados à cidade e ao país.
Para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil e entregar 8,3 bilhões de objetos por ano, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) possui em seus quadros mais de 56 mil carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa.
Além de distribuir as correspondências, os carteiros realizam parte do trabalho em Centros de Distribuição Domiciliária e Agências de Correio com distribuição domiciliária (agências pequenas), onde separam as cargas postais por ordem de ruas e numerações. Os carteiros são responsáveis também pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania.
Piracicaba soma 182 funcionários na cidade, que trabalham no intuito de agilizar e disponibilizar média 150 mil correspondências diariamente.
Os Correios começaram a funcionar no Brasil como organização paraestatal para expedir correspondências em 25 de janeiro de 1663, quando foi criado o Correio-Mor no Brasil, no qual Luiz Gomes de Matta Netto ficou como o titular, já que já tinha essa função no reino de Portugal.
Em 1835, o Correio da Corte passou a fazer a entrega de correspondência a domicílio. Até então, só tinham direito a essa concessão, pelo regulamento de 1829, as casas comerciais e os particulares que pagassem contribuição anual. Em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil e as pessoas que faziam a entrega de telegramas eram chamadas de mensageiros. Carteiro é a designação privativa dos serviços dos Correios. Hoje, a palavra carteiro é utilizada indistintamente para a entrega de cartas e de telegramas.
A Repartição Geral dos Telégrafos era separada do Departamento de Correios, somente em 1931 é que houve a fusão dos serviços, criando-se o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Em março de 1969, o antigo DCT foi transformado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.